quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Leptina x Obesidade


Estas adipocinas possuem funções como: regulação de apetite e balanço energético, imunidade, sensibilidade à insulina, angiogênese, inflamação e resposta de fase aguda, pressão sanguínea e metabolismo de lipídeos. Dentre as adipocinas, a leptina é conhecida como hormônio da saciedade.

Seu mecanismo fisiológico baseia-se quando a concentração de leptina diminui através do jejum ocorre a supressão do eixo- hipotalâmico pituitário- gonadal sinalizando a fome. Uma exposição prolongada ao jejum diminui os níveis plasmáticos de leptina, ao passo que alimentação excessiva aumenta sua concentração. Justifica-se então a importância de realizar as refeições sem pressa, mastigar bem os alimentos e não exceder no volume.

Em outros tecidos, a leptina possui funções metabólicas importantes como: secreção de insulina pelo pâncreas, produção de glicose hepática e captação de glicose pelo músculo.

A leptina possibilita encontrar soluções e favorecer as pessoas que tem dificuldade na perda de peso, pois age como hormônio regulador de peso e leva informações sobre a quantidade de energia armazenada em forma de gordura. Isso resulta na sinalização da saciedade, permitindo mudanças no comportamento alimentar e gasto energético.

REFERÊNCIAS

BORGES, R. L. et al. Impacto da Perda de Peso nas Adipocitocinas, na Proteína C-Reativa e na Sensibilidade à Insulina em Mulheres Hipertensas com Obesidade Central. Arq. Bras. Cardiol. São Paulo, v. 89, n. 6, p. 409-414. 2007.

PIMENTEL, G. D.; MOTA, J. F.; OYAMA, L. M. Oxintomodulina e obesidade. Rev. Nutr. Campinas, v. 22, n. 5, p. 727-737. 2009.

SILVEIRA, M. R. da et al. Correlação entre obesidade, adipocinas e sistema imunológico. Rev. Bras. Cineantropom. Desempenho Hum. Piracicaba, v. 11, n. 4, p. 466-472. 2009.
  
Postado por: Gabriela Senedez e Wagner Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário