quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Excessos do Verão


Para os especialistas, o verão é a estação dos excessos - de sol, de bebidas alcoólicas e de alimentação pesada - e isso pode contribuir para o surgimento de inúmeras doenças dermatológicas, reumatologias e gástricas, entre outras. 

Ficar muito tempo exposto ao sol sem filtro solar, por exemplo, aumenta o risco de câncer de pele. Esquecer de tomar água pode levar a um quadro de desidratação. Já a ingestão excessiva de álcool pode contribuir para o surgimento da gota. Exageros na alimentação, principalmente, com a ingestão de peixes, crustáceos, carnes vermelhas e feijões, também podem precipitar uma crise aguda de gota. 

Também conhecida como artrite gotosa, a doença é um distúrbio metabólico, caracterizado por níveis elevados de ácido úrico nas articulações. Esse aumento pode ser causado por fatores genéticos associados a excessos na alimentação e desencadeado pela ingestão de álcool. Outro vilão, os diuréticos, comumente usados por pessoas hipertensas contribuem para os níveis de ácido úrico. Existe também uma grande associação da doença a níveis altos de colesterol e triglicérides. 

O excesso de ácido úrico causa episódios súbitos e graves de dor, sensibilidade, rubor, calor e inchaço das articulações. Em casos mais agressivos, os portadores podem desenvolver cálculos renais. 

Se você estiver acima do peso, estabeleça com seu nutricionista um programa de perda de peso. Não permaneça em jejum, nem tente fazer dieta muito restritiva, pois isso pode aumentar seus níveis de ácido úrico e piorar a gota. Se não estiver acima do peso, monitore cuidadosamente sua dieta a fim de evitar ganho de peso. 

Em geral você pode comer o que quiser com moderação. Se tiver cálculos renais devido ao ácido úrico, pode ser necessário evitar ou limitar alimentos que aumentem os níveis de ácido úrico.

O álcool em excesso, especialmente a cerveja, o vinho e outros podem aumentar seus níveis de ácido úrico e desencadear um episódio de gota, por isso, caso você beba, não deixe de comunicar ao seu médico e ou nutricionista. 

Tome pelo menos 10 a 12 copos de 250 mililitros de líquido não-alcoólico por dia, especialmente se tiver cálculos renais. Isso vai ajudar a eliminar os cristais de ácido úrico do seu organismo. 

ALIMENTOS A SEREM EVITADOS 

Certos alimentos podem aumentar os níveis de ácido úrico. Para balancear sua dieta, consulte o nutricionista. Pode ser necessário reduzir as quantidades ingeridas dos seguintes alimentos: 

  • Sardinhas, anchovas e frutos do mar; 
  • Aves e carnes; 
  • Leguminosas (feijão, soja, ervilha);

Postado por Daniela Alvarenga e Elineides Silva

Referências:

Ayusso LL: Desenvolvimento de Serviço de Litíase Renal em Região de Clima Quente. Tese de mestrado. Escola Paulista de Medicina, Unifesp. São Paulo, 1999.

Pinheiro ME, Schor N: Nefrolitíase por Ácido Úrico. In: Schor N, Heilberg LP (eds.). Calculose Renal. São Paulo, Sarvier, Cap. 7, pp. 53-69, 1995.

Curhan GC: Dietary calcium, dietary protein, and kidney stone formation. Miner Electrolyte Metab, 23: 261-264, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário