sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Dor Lombar e Atividade Física



Realizar atividade física é muito importante para o nosso corpo sendo uma forma de melhora do quadro álgico de articulações, músculos e outras estruturas que compõem o nosso corpo.

Atividade Física

Atividade física é definida como “qualquer movimento produzido pelos músculos esqueléticos que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso”.

Muitos se perguntam, mas qual tipo de atividade física é a mais adequada? Na verdade quando se escolhe uma atividade física para melhora de uma patologia ou como método de prevenção de lesões, seja ela realizada na água ou em solo, o importante é observar quais são os seus objetivos, além do que você julga como principal (ex: melhorar condromalacia do joelho), ver quais são os benefícios que essa atividade poderá lhe trazer e a importância em saber a identificação individual com a atividade escolhida.

Objetivos da Atividade Física na melhora de dor Lombar


Quando se fala em objetivos da atividade física na melhora ou prevenção de dor lombar eles se baseiam em:

– Ganhar mobilidade de coluna lombar.

– Promover flexibilidade dos músculos do tronco, lombar e posterior de membros inferiores.

– reforçar os músculos do abdome, lombar e membros inferiores.
Isso tudo trará uma maior estabilidade da coluna lombar o que resulta em menos casos álgicos.

Atualmente, muitas pessoas realizam atividade física sem acompanhamento Médico, de Fisioterapeuta, Educador Físico e Nutricionista. Mas essa interação multidisciplinar é muito importante para que seja realizada uma atividade física mais saudável e no caso da coluna lombar, é de extrema importância ser feita uma avaliação completa em quem realizará a atividade, pois a dor lombar nem sempre é uma dor provocada por uma simples alteração na coluna, mas sim uma alteração em outra região do corpo humano que resulta em sobrecarga da coluna lombar e degeneração do disco intervertebral. Portanto, antes de realizar qualquer atividade física procure um profissional seja ele um médico, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, entres outros, para que eles te orientem em todos os passos que se deve seguir para realizar uma atividade física mais segura.

Postado por Daniela Alvarenga e Elineides Silva


Referências:

Achour Jr. A (1995). Estilo de Vida e Desordem da Coluna Lombar: Uma Resposta dos Componentes da Aptidão Física Relacionada à Saúde. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde 1 (1): 36-56.

Capozzo A, Felici F, Figura F, Gazzani F (1985). Lumbar spine loading during half-squat exercises. Med Sci Sports Exerc 17 (5): 613-20

Achour Jr. A (1995). Estilo de Vida e Desordem da Coluna Lombar: Uma Resposta dos Componentes da Aptidão Física Relacionada à Saúde. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde 1 (1): 36-56

Nenhum comentário:

Postar um comentário