segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012





Benefícios do Alho

O alho (Allium Sativum) é um membro da família da cebola, originado dos desertos da Ásia Central, tem sido utilizado através da história no tratamento de diversas enfermidades.
Atualmente se reconhece cientificamente que o alho previne e trata infecções patogênicas, câncer e doenças cardiovasculares, tornando-se uma das ervas medicinais mais utilizados no mundo.
O alho é o alimento que contém maior quantidade de compostos organosulfurados (são compostos orgânicos usados na proteção contra o câncer, sendo ativadores de enzimas responsáveis pela detoxificação do fígado). São vários os tipos de compostos organosulfurados presentes no alho e cada um apresenta uma possível atividade biológica.
O alho também auxilia a modular a composição da microbiota intestinal, são fonte de FÓS (probióticos). Os efeitos benéficos podem resultar da supressão de microrganismos prejudiciais ou estimulação de microrganismos que contribuem em um meio positivo para nutrição e saúde de seres humanos.
Pesquisas sugerem a ingestão de 600 a 900 mg/dia (aproximadamente de um a dois dentes de alho por dia) para redução da pressão arterial e colesterol total.

Propriedades do alho:
- Representa importante fator de proteção contra doenças cardiovasculares especialmente devido à sua habiliade em interromper o processo de aterosclerose;
- Diminui o risco contra cânceres;
- Atividade antibiótica. O alho pode inibir alguns microorganismo, como bactérias (Staphylococcus aureus), fungos (Candida albicans),  vírus (Herpes simplex tipo 1 e 2 e Parainfluenza tipo 3);
- É capaz de estimular o sistema imunológico;
- Antioxidantes;
- Proteção das vias respiratórias por sua habilidade em dissolver o muco.

O alho pode ser utilizado em várias preparações, como: refogados, tortas, saladas, molhos, patês, torradas, entre outros. Segue uma dica para inserir o alho na sua alimentação:


Azeite de alho


Ingredientes:

- 250g de alho

- 500 ml de azeite de oliva extra virgem


Modo de preparo:

- Retire a casca do alho

- Aqueça uma panela com água e deixe-o imerso por cerca de 5 minutos.

- Dispense a água. Bata no liquidificador com o azeite.




Postado por:

Juliana Leal e Débora de Oliveira





Referência Bibliográfica:

Disponível em: http://nutricaofuncional.com. Acesso: 27/02/2012.

JACINTO, T. M. Alho: Quais os seus benefícios para a saúde humana. São Paulo. Nutrição Oral. Disponível: http:// portaleducacão.com.br. Acesso 27/02/2012.


JUZWIAK, CR. Saúde à mesa: alho (allium sativum). Revista Nutrição, saúde e performance. Jun./Jul., 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário