terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ervas que prometem...mas não cumprem!




Todo mundo tem uma receita caseira que garante resultados milagrosos, e geralmente  as ervas ditas como medicinais se destacam entre elas. As ervas chamam a atenção por serem de fácil aquisição, tanto por serem fáceis de encontrar quanto pelo valor. Sem contar que as pessoas as associam como sendo produtos naturais e que por isso não são prejudiciais a saúde.
Alguns desses produtos não possuem pesquisas suficientes que respaldem as declarações da publicidade. Não vale a pena gastar seu tempo e dinheiro com eles:

Bardana – promete purificar o sangue, ser diurética, tratar doenças de pele e estimular sudorese (produção de suor).Nenhuma dessas propriedades tem comprovação cientifica.Além disso, houve relatos de envenenamento com o chá de bardana por estar contaminado com beladona, uma erva nociva.
Canaigre – é anunciado enganosamente como uma alternativa americana menos cara do ginseng verdadeiro, mas não apresenta relação alguma com o mesmo , nem pelo aspecto botânico nem no químico. É recomendada por entusiastas de ervas para uma variedade de problemas, desde falta de energia até lepra.O problema é que ele é potencialmente cancerígeno, por conta de seu alto teor de tanino.
Citrus aurantiumtambém conhecido como laranja amarga, ou sinefrina. É utilizado como ingrediente de numerosos suplementos de condicionamento. A sinefrina é um primo químico da efedrina, porém na apresenta tantos efeitos colaterais quanto essa. A sinefrina é tida como supressora do apetite, estimuladora da taxa metabólica e queimadora de gordura pela ativação de enzimas queimadoras de gordura dentro das células. Até agora, no entanto, não há comprovações de que a sinefrina queime a gordura.
Coleus forskohlii –  é um membro da família dos hortelãs e tem sido muito usado na medicina indiana ( ayurvédica). Acredita-se que seu principio ativo ( diterpeno forskolin )  é capaz de controlar a resposta térmica do organismo ao alimento, aumenta a taxa metabólica e ativa a combustão de gordura enquanto o tecido muscular magro, é preservado. Ainda assim as pesquisas com essa planta não comprovam tal efeito e não parece que ela faz emagrecer.
Gotu kola -  membro da família da salsa, é uma erva comum encontrada na Ásia e no Havaí, um efeito conhecido é o combate a retenção de líquidos , atua também como estimulante do sistema nervoso central e é tido como uma erva lipotrópica, ou seja, que queima gordura. A Gotu kola é ainda componente de numerosos suplementos contra celulite. Todavia a Physician’s Desk Reference (PDR) for Herbal Medicines não cita documento algum que comprove essas propriedades na Gotu Kola. Tendo em vista seu efeito estimulante ela deve ser evitada por pessoas que sofrem alguma doença crônica. Essa planta pode causar como efeitos colaterais insônia e nervosismo
Hoodia – A Hoodia vem sendo estudada por suas diversas propriedades, como a capacidade de reduzir o peso pela inibição do apetite. Apenas recentemente foi introduzida como suplemento natural para o controle de peso. Porém, ainda não foram feitas investigações em seres humanos com hoodia, por isso não se sabe se essas declarações são válidas.
Tribulus Terrestrisconhecida como puncture weed é uma erva popular entre os praticantes de treinamento de força. Esta planta vista como um esteróide natural, que aumenta a testosterona, reforça a massa muscular e impulsina a força. Infelizmente não possui nenhuma das qualidades segundo as ultimas pesquisas.
Referências:
KLEINER, S. M., GREENWOOD-ROBINSON, M., Nutrição para o treinamento de força, 3ª Edição Editora Manole, 2009
Postado por: Amanda Curti e Fau Beydoun

Nenhum comentário:

Postar um comentário