quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

IMC : Ponto de Partida para uma Vida Saudável





O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se uma pessoa está acima, abaixo do peso, obeso ou no peso ideal. O IMC não é aplicável para crianças. A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é: IMC = peso / (altura)2

A Organização Mundial de Saúde usa um critério simples:

Condição
IMC em adultos
Baixo peso
abaixo de 18,5
Peso ideal
entre 18,5 e 25
Sobrepeso
entre 25 e 30
Obesidade
acima de 30










 
Há alguns problemas em usar o IMC para determinar se uma pessoa está acima do peso. Por exemplo, pessoas musculosas podem ter um Índice de Massa Corporal alto e não por excesso de gordura e sim pela quantidade de massa muscular. Para avaliar a condição física de pessoas com esse perfil são usados outros métodos, tais como a bioimpedância, densitometria óssea e a aferição de dobras cutâneas. Esses métodos permitem avaliar separadamente a quantidade de massa muscular, gordura, água e ossos, ou seja, uma avaliação mais específica do que o IMC que é um método rápido e superficial.. Outra questão é que além do grau de gordura, a sua distribuição regional no corpo interfere nos riscos associados ao excesso de peso. O excesso de gordura abdominal representa maior risco do que o excesso de gordura por si só. Esta situação é definida como obesidade andróide, ao passo que a distribuição mais igual e periférica é definida como distribuição ginecóide com menores implicações à saúde do individuo, outro fator não avaliado no IMC.

Mas o uso do IMC é muito importante como ponto de partida para as pessoas perceberem o próprio corpo, se preocupar e buscar um modo de vida mais saudável, uma melhor alimentação, a prática de exercícios físicos e buscar maior qualidade de vida.

Como o IMC é um método prático para mapear o perfil corporal é possível que em pouco tempo seja feito isso com um grande número de pessoas,o que ajuda muito em certos tipos de pesquisas, como as relacionadas a ocorrência da obesidade de forma epidêmica.



Referências:

MINISTÉRIO DA SAÚDE, Secretaria de Atenção Básica à saúde,  Departamento de Atenção Básica- Caderno de atenção básica, Brasília, 2007.

Índice de Massa Corporal –IMC, Peso Saudável e Ideal. Copacabana Runners, disponível em: http://www.copacabanarunners.net/imc/html, acesso em: 15/02/2012

Postado por: Amanda Curti Aspasio e Fau Beydoun

Nenhum comentário:

Postar um comentário