segunda-feira, 26 de março de 2012

Carambola






A carambola (Averrhoa carambola L.) é uma planta que pertencente à família Oxalidaceae, originária da Ásia, típica das regiões tropicais. Sendo uma fruta exótica, introduzida no Brasil no início do século XVIII, pois é cultivada em todo o País, principalmente nas regiões mais quentes. 

Muitos apreciam a carambola por ser um alimento muito saboroso, rico em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro), fonte de vitaminas A, C , do complexo B e por conter baixas calorias (aproximadamente 35 calorias em 100g).

A fruta ainda é rica em antioxidante, devido os polifenóis, o qual oferece diversos benefícios para a saúde tais como: auxilia no combate a febre, auxilia no tratamento contra escorbuto e também é utilizada como estimulador de apetite.

As formas de consumo de carambola são variadas e típicas de cada região. Geralmente as frutas maduras são utilizadas em saladas, sucos, no preparo de geléias, gelatinas e caldas.

Lembrando que pessoas que sofrem de insuficiência renal não é recomendado o consumo,  pois à fruta possui uma toxina natural que não é filtrada pelo rim em estado não saudável.

Segue abaixo uma receita de geleia de carambola

Ingredientes

- 1 quilograma: Carambola;
- 50 mililitros: Água;
- 175 gramas: Açúcar cristal.

Modo de preparo:

- Higienize as carambolas, corte no formato de estrela e retire as sementes.

- No liquidificador coloque a água e uma pequena parte da fruta, bata, acrescente mais fruta e torne a bater até terminar.

- Não é necessário coar.

- Numa panela junte a carambola batida e o açúcar, misture e deixe em fogo médio alto por 25 minutos.

- Mexa sempre para não grudar no fundo da panela.

- Diminua o fogo para brando e deixe mais 25 minutos ou até atingir o ponto desejado.

- Armazene o doce após esfriar ligeiramente em frascos de vidro esterilizados, tapando-os com uma folha de papel vegetal.

- Sirva após frio.


Mas vale lembrar que o consumo da geleia deve ser moderado devido a quantidade de açúcar.



Postado por: Débora de Oliveira e Juliana Leal



Referências Bibliográficas:

BASTOS, D. A cultura da carambola. Rev. Bras. Frutic. v. 26, aug. 2004, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário