quinta-feira, 1 de março de 2012






Saúde dos rins: Sal, Anabolizantes e Dietas
Conheça o rim e saiba como evitar problemas




Os rins são responsáveis por funções vitais ao organismo. E quando os mesmos vêm a convalescer ocorre à doença renal crônica (DRC). DRC é um termo a que se refere a todas as doenças que afetam os rins por três meses ou mais, o que diminui a filtração e afeta algumas de suas atribuições.

Os rins exercem múltiplas funções como: filtração, reabsorção, homeostase (equilíbrio do corpo), funções endocrinológica e metabólica.

- A função primordial dos rins é a manutenção da homeostasia, regulando o meio interno. Os rins filtram o sangue eliminando as impurezas e equilibram a quantidade de sal e água no corpo;

- Produzem renina, que controla a pressão arterial, e a eritropoietina, importante na produção dos glóbulos vermelhos;

- Ativa a Vitamina D (primordial para os ossos, aumenta a absorção de cálcio).

Existem vários fatores que contribuem para elevar pressão sanguínea, que pode afetar os rins. Por isso o sal pode ser um vilão, causando alguns problemas ao nosso organismo. Deve-se ficar atento a quantidade consumida diariamente que deve ser no máximo de 6 gramas, o que equivalem a 1 colher de chá rasa, porém é importante não se esquecer dos alimentos ricos em sódio, como: alimentos industrializados, embutidos, etc.

Os anabolizantes são verdadeiras bombas para o organismo como um todo. E com os rins não é diferente. Eles podem elevar a quantidade de diversas substâncias no sangue, como frações de colesterol (LDL e HDL). Com mais substâncias para filtrar os rins acabam sobrecarregados, onde pode ocorrer também aumento da pressão arterial, trazendo várias consequências para a saúde cardiovascular e renal.

Em atletas de alta performance o que pode ser feito  para  repor os líquidos perdidos e sais é a ingestão de isotônicos. No entanto, pessoas que praticam atividade física leve e moderada, não são necessário ingerir esse tipo de bebida, mesmo por que a perda de líquidos e sais é menor.

A alimentação equilibrada é muito importante para a saúde dos rins. Evitar gorduras, bebidas alcoólicas (em excesso o álcool pode causar hipertensão e gerar problemas renais), ingerir alimentos ricos em vitaminas e fibras vai colaborar bastante para a manutenção das funções renais.
Manter-se no peso ideal também é importante, já que quando hábitos saudáveis são adquiridos, o risco de ocorrer um problema renal é menor.


Postado por: Juliana Leal e Débora de Oliveira 



Referências Bibliográficas:


SODRÉ, F. COSTA, J. LIMA, J. Avaliação da função e da lesão renal: um desafio laboratorial. Salvador, BA. 2007.

GOMES, M. Para cuidar dos rins. São Paulo: Rev. Saúde. 2012









Nenhum comentário:

Postar um comentário