segunda-feira, 16 de abril de 2012

Probióticos e Prebióticos







    Os alimentos funcionais se caracterizam por oferecer vários benefícios a saúde, além do valor nutritivo, inerente a sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis.

    Os probióticos são microrganismos vivos, administrados em quantidades adequadas, que conferem benefícios á saúde do hospedeiro. A influência benéfica dos probióticos sobre a microbiota intestinal humana aumenta a resistência contra patógenos estimulando a multiplicação de bactérias benéficas, reforçando a defesa do hospedeiro. Fontes: leite fermentado com bactérias láticas e bifidobactérias.

  Os prebióticos são Componentes alimentares não digeríveis, estimulam a proliferação de bactérias desejáveis no cólon e inibem a multiplicação de patógenos. Estão presentes nas fibras e Oligossacarídeos (FOS, Inulina). Fontes: Trigo, frutas e vegetais, principalmente na cebola, chicória, alho, alcachofras, batata yacon, aspargos , beterraba, banana e tomate.

  Os simbióticos são a combinação de um probiótico e um prebiótico. Sua interação pode ser favorecida por uma adaptação do probiótico ao substrato prebiótico anterior ao consumo.   

    Os probióticos e prebióticos são indicados para melhorar o funcionamento intestinal e reduzir o risco de constipação e câncer de cólon e manutenção da microbiota intestinal saudável.

Postado por: Andressa Ventura e  Walkiria Guerreiro 

Referências Bibliográficas

DOLINSKY, M. Nutrição Funcional. Roca. 1ª ed. São Paulo, 2009.

MARTA, S; SAAD, I. Probióticos e Prebióticos: O estado da arte. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas . v. 42, n. 1, Janeiro/Março, 2006.

MAGNONI, D; et al.  Manual Prático em terapia Nutricional.  Sarvier. 1ª ed. São Paulo, 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário