terça-feira, 15 de maio de 2012

Café da Manhã x Controle do Peso







         O café da manhã é uma das três principais refeições do dia, sendo a primeira refeição consumida pela manhã. A palavra desjejum é um sinônimo para a expressão "café da manhã", que significa o rompimento do jejum involuntário mantido durante o sono.

         O estilo de vida da sociedade atual tem modificado os hábitos alimentares da população. Em estudos sobre alimentação, há evidências da diminuição do consumo de café da manhã como uma modificação importante no hábito alimentar. As razões mais comuns para não se realizar o desjejum incluem a falta de tempo para preparar e ingerir os alimentos e a preocupação em relação ao excesso de peso corporal.

         Porém, muitas hipóteses que têm relacionado o Índice de Massa Corporal (IMC) com o consumo do desjejum verificaram que os indivíduos que consomem o desjejum tendem a ter um IMC menor, comparados com os que não realizam esta refeição. Além disso, pessoas obesas tendem a não realizar o desjejum ou acabam consumindo poucas calorias nesta refeição.

         O que acontece é que um fracionamento inadequado da dieta pode causar problemas decorrentes do jejum prolongado, como maior probabilidade desenvolver gastrite ou realização de refeições muito volumosas e excessivamente calóricas para “compensar” o jejum matinal, podendo associar-se com o ganho de peso.

         O organismo necessita da elevação de energia para realizar as atividades matinais, porém, não consumir o desjejum inviabiliza este processo, além de favorecer uma possível deficiência de alguns nutrientes, como o cálcio, uma vez que os alimentos fontes desse mineral são geralmente consumidos durante esta refeição.

         A importância do consumo de um desjejum saudável também é relacionada com o aumento da ingestão de vitaminas e minerais e redução da ingestão das calorias totais do dia, pois o consumo cereais nessa refeição está associado a uma diminuição da ingestão de alimentos gordurosos.

      Portanto, o costume de não realizar o desjejum tende a favorecer o aumento do IMC, não sendo um hábito efetivo para as pessoas que procuram um estilo de vida saudável e que pretendem perder peso.


Postado por Letícia Andrade e Vivian Giubine


Referências

SOUZA, S. M. et al. Relação entre o índice de massa corporal e o tipo de desjejum de pacientes de um consultório de nutrição. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 79-84, mai./jun., 2007.

TRANCOSO, S. C.; CAVALLI, S. B.; PROENCA, R. P. C. Café da manhã: caracterização, consumo e importância para a saúde. Rev. Nutr.,  Campinas,  v. 23,  n. 5, out., 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário