quarta-feira, 16 de maio de 2012

Açaí: o fruto poderoso!




         O açaí (Euterpe oleraceae Martius) é um fruto tipicamente brasileiro de cor púrpura quase preta. O Brasil se posiciona como o maior produtor, consumidor e exportador desse produto. Hoje sua expansão econômica, já atinge novos mercados no sudeste do país e alguns países da Europa, Estados Unidos, Japão e China o que gerou, por parte das empresas alimentícias, novas formas de comercialização deste fruto como, por exemplo, polpa, suco, cápsulas e pó instantâneo.

         É um fruto arredondado que pesa cerca de dois gramas. Somente 17% dele são comestíveis (polpa com casca), sendo necessários cerca de 2kg de frutos para produzir um litro de suco. O restante representa o caroço.

         Na polpa de açaí encontra-se um alto conteúdo de gorduras.  Em 100g de peso seco, 2,5g são gorduras totais (saturadas e insaturadas). Dessas gorduras totais, 74% estão representadas por gorduras insaturadas. A importância do consumo de gorduras insaturadas se deve pela promoção da redução dos níveis de colesterol total e colesterol “ruim” (LDL) na circulação.

         O açaí também contém quantidades importantes de fitosteróis e fibras alimentares. Ambos ajudam na regulação dos níveis de colesterol e, consequentemente, reduzem o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

         A presença de flavonoides também contribui com a bioatividade do açaí, principalmente as antocianinas. As antocianinas tornaram-se conhecidas por suas diversas propriedades, incluindo anticancerígena, anti-inflamatória e antimicrobiana, antioxidante.

         Além de tudo, o fruto contém aproximadamente 13g de proteína/100g, é fonte de minerais como, potássio, magnésio, cálcio, fósforo e sódio, além das vitaminas E e B. Assim é possível afirmar que a composição do açaí tem alto potencial como alimento funcional.

         Diante disso é clara a importante função do açaí na promoção da saúde. O consumo da polpa, rica em lipídeos essenciais e de boa qualidade nutricional, e em certos minerais podem contribuir para garantir o crescimento e bom funcionamento do corpo, uma vez que esses nutrientes participam de varias reações importantes no organismo.


Postado por: Letícia Andrade e Vivian Giubine

Referências

SOUZA, M. O.; SANTOS, R. C.; SILVA, M. E.; PEDROSA, M. L. Açaí (Euterpe oleraceae Martius): composição química e bioatividades. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr.= J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 36, n. 2, p. 161-169, ago. 2011.

MENEZES, E. M. S; TORRES, A. T.; SRUR, A. U. S. Valor nutricional da polpa de açaí (Euterpe oleracea Martius) liofilizada. Acta Amaz., Manaus, v. 38, n. 2, p. 311-316, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário