quinta-feira, 3 de maio de 2012

Diet e Light






Diet

        Pode ser utilizado nos alimentos especialmente formulados para grupos da população que apresentem condições fisiológicas específicas: Alimentos para dietas com restrição de um ou mais nutrientes (carboidrato, gorduras, proteínas, sódio, glúten e outros). Apresentam na sua composição quantidades insignificantes ou são totalmente isentos deste nutriente específico, que deve ser evidenciado no rótulo.


Light

        Pode ser utilizado nos alimentos que apresentam valor energético ou nutriente reduzido  em relação a um produto convencional.


        Tanto alimentos diet quanto light não tem necessariamente o conteúdo de açúcares ou energia reduzida, uma vez que podem ser alteradas as quantidades de gordura, proteínas, sódio, glúten e outros. Por isso a importância da leitura dos rótulos para informações nutricionais.


Para portadores de algumas doenças


Diabetes Mellitus

        Restrição de carboidrato, gordura, açúcares (monossacarídeo ou dissacarídeo- glicose/ frutose ou sacarose).


Pressão Alta

       Restrição de sacarina, ciclamato de sódio, embora sejam adoçantes, são substancias que contém sódio.


Colesterol Alto

        Os produtos diet podem conter,  0, 5 g de gordura em 100 g do produto. Já os produtos light pode apresentar no máximo 200 mg de colesterol em sólidos e 10 mg em líquidos, em 100 g ou 100 ml do produto.


Triglicerídeos

       Os alimentos diet e light devem ser consumidos com moderação, pois o diet apesar de ser isento  de açúcar podem conter grande quantidade de gordura, e o light possui redução mas não a isenção de gordura. 


Doença Celíaca

        Atenção com alimentos que contém glúten como trigo, aveia, cevada, centeio e derivados. Nos  rótulos devem conter  advertência: “Contém  glúten”.


Fenilcetonúria

       Prefira alimentos que sejam isentos de fenilalanina.

        
        As informações contidas nos rótulos podem ser muito úteis na escolha de alimentos mais saudáveis.


Postado por: Andressa Ventura e Walkiria Guerreiro


Referências Bibliográficas


ANVISA- Manual de Orientação aos consumidores. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_consumidor.pdf. Acesso em 3/4/2012.

MAGNONI, D;et al.  Manual Prático em Terapia Nutricional. Sarvier. 1ª ed. São Paulo, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário