segunda-feira, 14 de maio de 2012

Relação entre Anemia e Obesidade






         A anemia por deficiência de ferro (anemia ferropriva) é considerada, desde a década de 50, um problema de saúde pública. E ainda hoje, a doença tem ocorrência elevada e encontra-se entre as mais graves deficiências nutricionais no mundo.

         As práticas alimentares exercem um importante papel no desenvolvimento da doença, como: consumo insuficiente de ferro, consumo inadequado de vitaminas que auxiliam na absorção, e consumo simultâneo com ferro de substâncias que diminuem sua absorção, como o cálcio e ácido fítico.

         Uma dieta desequilibrada por um longo prazo pode tanto favorecer o aparecimento da anemia ferropriva quanto de outras doenças, como a obesidade, possibilitando a existência das duas ao mesmo tempo, sendo conhecida como “dupla carga de problemas nutricionais”. Entretanto, descobertas recentes relataram que a obesidade propriamente dita, e não só a dieta, poderia ser o fator que levaria ao desenvolvimento da anemia ferropriva.

         No início da década de 2000, foi descoberta a hepcidina, uma pequena proteína sintetizada principalmente nas células do fígado, importante para o equilíbrio do ferro. A hepcidina regula a saída de ferro dos macrófagos (célula de defesa) e das células do intestino. Durante infecções e inflamações, ocorre o aumento dessa proteína, que gera um acúmulo de ferro dentro dessas células, reduzindo a concentração de ferro circulante.

         Uma vez que a obesidade leva ao constante aumento da atividade inflamatória do organismo, é possível que a adiposidade em excesso possa predispor ao aparecimento da anemia, conhecida neste caso, como “Anemia da Doença Crônica”.

         É importante considerar que a presença da anemia ferropriva em obesos, além de trazer os prejuízos próprios da doença, pode favorecer o agravamento da própria obesidade. Isso porque a baixa concentração de ferro no sangue dimunui a produção de hemoglobina (proteína transportadora de oxigênio), levando à redução da resistência aos esforços físicos e a prejuízos na função muscular. Consequentemente, o indivíduo com anemia, torna-se menos ativo, favorecendo o sedentarismo.

         Ao longo dos últimos anos, tem sido evidente que a relação entre a anemia e a obesidade é bem mais complexa do que se poderia imaginar. A obesidade tanto pode favorecer o aparecimento da anemia ferropriva, quanto pode ser causada por ela, sendo a alimentação saudável capaz de prevenir, tanto as doenças causadas por deficiências nutricionais quanto aquelas causadas por excessos.


Postado por Letícia Andrade e Vivian Giubine


Referência

BAGNI, U. V.; VEIGA, G. V. Anemia ferropriva e obesidade: novos olhares para antigos problemas. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr. J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 36, n. 1, p. 177-188, abr. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário