segunda-feira, 30 de julho de 2012

Jejum prolongado




O jejum é um estado no qual o indivíduo não ingere alimentos durante um tempo, sendo o jejum prolongado caracterizado pela falta de ingestão de alimentos durante um período superior a 72 horas. Um organismo humano saudável possui uma reserva de energia composta por gorduras, proteínas e açúcares. As gorduras constituem cerca de 85% das fontes de energia do corpo, as proteínas em torno de 14% e os carboidratos (açúcares) somente 1%.

O jejum é prejudicial à saúde porque o organismo é dependente de quantidades constantes de glicose para sobreviver, não sendo a quantia de carboidrato armazenada o suficiente para manter constante o nível de glicose no corpo.

A fim de gerar energia o organismo precisa degradar os carboidratos e transformá-los em glicose, bem como quebrar as proteínas em subunidades chamadas aminoácidos e reduzir as gorduras a ácidos graxos. Glicose, aminoácidos e ácidos graxos são substratos usados pelas células do corpo como combustível para realizar tarefas necessárias à sobrevivência do organismo.

Grandes quantidades de glicose são armazenadas sob a forma de glicogênio, principalmente no fígado, assim como aminoácidos formam as proteínas e são estocados em maiores proporções nos músculos e os ácidos graxos compõem os triacilgliceróis e constituem as reservas do tecido adiposo.

Durante as primeiras horas de jejum, a quantidade de glicose, aminoácidos e ácidos graxos que circulam no sangue diminui progressivamente, sendo essa baixa concentração responsável pela redução da quantidade de insulina secretada, ao passo que provoca um aumento da liberação de glucagon.

A insulina e o glucagon são hormônios produzidos e liberados pelo pâncreas e são responsáveis pela regulação do metabolismo (processos físicos e químicos que acontecem no corpo) da glicose, dos ácidos graxos e das proteínas. Os dois hormônios têm funções opostas: enquanto a insulina desempenha papel importante no armazenamento de energia, promovendo a retirada dos substratos usados como combustível do sangue e estocando-os, o glucagon determina uma elevação da quantidade de fontes de energia no sangue para serem usadas pelas células do corpo.

Atividade física em jejum: Sabe-se que a principal fonte de energia para o nosso organismo é o carboidrato (CHO). Ao realizar atividade física em jejum, esse estoque de carboidrato, ou seja, o glicogênio muscular estará em baixa e seu corpo será obrigado a utilizar a gordura como fonte primária de energia. O exercício moderado a leve recrutará mais a gordura como fonte de energia do que a atividade rapidamente feita. Como o glicogênio está em baixa, realizando a atividade de uma forma que você fique ofegante de imediato, estará ultrapassando o limiar aeróbio e com isso ocorrerá o catabolismo, ou seja, perda massa magra.

Alterações fisiológicas no jejum: Entre as diversas alterações sofridas pelo organismo durante o jejum estão: redução acentuada da gordura corpórea, aumento dos ácidos graxos e da glicose circulantes no sangue, perda de massa muscular, diminuição do número de células de defesa imunológica, hálito, bem como redução da quantidade de vitaminas.

Manifestações clínicas: Como consequência das mudanças fisiológicas que ocorrem durante o jejum acontecem algumas manifestações clínicas tais como: perda progressiva de peso, sensação de fraqueza, anemia, inchaço, maior suscetibilidade a infecções, comprometimento da fase alimentar, intolerância a alimentos, alteração do humor com acentuada irritabilidade e mau hálito, entre outros.

Referências : Champe PC, Harvey RA. Bioquímica Ilustrada. 2. ed. Porto Alegre: Artes médicas sul (ARTMED), 1996.

Guyton AC. Tratado de fisiologia médica. 11. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006 Porth CM. Fisiopatologia. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

CCI, Nídia Denise; FONTES, Belchor; POGGETTI, Renato Sérgio. Avaliação de um esquema de realimentação utilizado após 43 dias de jejum voluntário. Rev. Nutr. [online]. 2008, vol.21, n.5, pp. 503-512. ISSN 1415-5273. doi: 10.1590/S1415-52732008000500003.
Postado por: Christiana Nastari

Nenhum comentário:

Postar um comentário