sexta-feira, 24 de agosto de 2012

ANEMIA EM MULHERES ATLETAS




 Pesquisas indicam que é elevada a prevalência de distúrbios alimentares entre eles a anemia,  em atletas femininas . Jovens envolvidas em esportes tais como ginástica olímpica e corridas de longa distância que preconizam a magreza e o baixo peso corporal .É fundamental ressaltar a importância da nutrição no desempenho físico. A presença de um baixo peso corporal e um consumo energético severamente restrito é o principal fator de risco para o desenvolvimento deste distúrbio.

Estudos mostram que atletas, especialmente as de resistência, tendem a desenvolver uma condição conhecida como “anemia esportiva” ou “pseudoanemia”, que pode ocorrer no início de um programa de treinamento ou durante um treinamento prolongado.

O consumo inadequado de ferro parece ser o fator mais importante para o desenvolvimento de uma deficiência deste mineral. Além disso, as atletas adolescentes encontram-se em risco frequente de desenvolver esta condição devido ao aumento de suas necessidades fisiológicas.

Atletas femininas que consomem dietas com baixa biodisponibilidade de ferro, como por exemplo, dietas vegetarianas, podem se encontrar em risco de uma deficiência devido à baixa ingestão de ferro heme.

A perda de ferro através da transpiração excessiva também pode estar relacionada ao balanço negativo deste mineral. Atletas que treinam exaustivamente podem eliminar 1 a 2 litros de suor por hora, perdendo também uma quantidade substancial de ferro.

Diante dessas evidências, fica claro que o consumo alimentar inadequado associado a uma prática esportiva intensa contribui para a deficiência de ferro em atletas. Devido a isso necessária uma orientação nutricional individualizada, de forma a evitar o desenvolvimento destas alterações.

Postado por: Geisiane e Sandra

 VILARDI ,Teresa Cristina Ciavaglia; RIBEIRO, Beatriz Gonçalves; SOARES, Eliane de Abreu.Distúrbios nutricionais em atletas femininas e suas inter-relações. Rev. Nutr., Campinas, 14(1): 61-69, jan./abr., 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário