sexta-feira, 31 de agosto de 2012

BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO PARA O IDOSO


Com o passar dos anos, o idoso tem uma diminuição de suas atividades motoras, apresentam uma redução de força, velocidade, e em alguns casos não conseguem mais realizar suas tarefas sozinhos, necessitando de pessoas para auxilia-los.
Porém a atividade física possui muitos benefícios, e um dos objetivos dela para idosos é retardar esse processo de envelhecimento, promovendo uma melhor qualidade  de vida e prevenindo-os de possíveis doenças comuns nesta idade.
Os exercícios físicos podem ser realizados em qualquer lugar, ao ar livre, em casa, em academias, sempre com orientação profissional, além disso, a pratica de exercícios vem aumentando muito na população idosa. Os exercícios aquáticos estão cada vez mais populares em idosos, pois alivia o estresse, auxilia o equilíbrio estático e dinâmico, proporciona maior facilidade na execução dos movimentos, que difere dos exercícios realizados fora da água, pois apresentam mais dificuldade na  hora da execução.
Dentre os exercícios realizados na água está a natação, um exercício muito importante que combate possíveis alterações funcionais causadas pelo envelhecimento, muitas pesquisas demonstram ser um excelente exercício aeróbio que leva a resultados benéficos fisiológicos e psicológicos sobre o organismo humano, promovendo melhora significativa no equilíbrio dinâmico e estático, melhora na agilidade, velocidade de caminhada, força e reflexão de joelhos.
A natação é uma excelente escolha de exercício a ser praticado por idosos, pois os seus resultados comprovam uma excelente qualidade de vida na terceira idade.

Referencias: RABELO. J. R, et al; Efeito da natação na capacidade funcional de mulheres idosas.
Ver. Brás. Cie, dez 2004
Postado por:  Delma de Paula e Emilyn Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário