sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Lipodistrofia ginóide, mais conhecida como: CELULITE



Vamos entender melhor esse problema presente na vida de diversas pessoas?!
A celulite ocorre principalmente em mulheres, na região pélvica, membros inferiores e abdome, podendo acometer qualquer parte do corpo, exceto couro cabeludo, palmas das mãos e dos pés. É caracterizada por um aspecto acolchoado ou “casca de laranja”.
A exata etiologia da celulite é desconhecida, contudo fatores genéticos, emocionais, metabólicos, hormonais, além da idade, sexo, hipertensão arterial, obesidade e hábitos como fumo, sedentarismo, roupas apertadas e má alimentação predispõem ao aparecimento da celulite.
Autores sugerem que há três hipóteses principais, uma das teorias relata que a celulite envolve um edema no tecido conjuntivo, onde acumula uma quantidade significativa de água e é causada principalmente pelo acúmulo de proteoglicanos  proteínas extracelulares ligadas a glicosaminoglicanos, estruturas que possuem um dos açúcares aminados e normalmente sulfatados) na matriz extracelular. Esses autores sugerem que um edema crônico que pode resultar em fibrose.
Outra hipótese atribui à celulite alteração na microcirculação, envolvendo compressão dos sistemas venoso e linfático. Esta alteração circulatória está relacionada com a obesidade, uma vez que, durante a fase inicial de desenvolvimento celulite, os adipócitos estiveram associados ao edema e à dilatação dos vasos linfáticos. Rossi e Vergnanini também informaram que o fluxo sanguíneo nas áreas afetadas pela celulite foi 35% menor do que nas áreas não afetadas.
Assim, fatores genéticos, emocionais, metabólicos e hormonais, além de idade, sexo, hipertensão arterial, obesidade e hábitos como fumo sedentarismo, roupas apertadas e má alimentação predispõem ao aparecimento da celulite.
Como a celulite afeta quase exclusivamente mulheres, o fator hormonal merece atenção neste sentido. A distribuição de celulite na mulher ocorre em regiões específicas e segue o mesmo padrão que o depósito de tecido adiposo. Biopsias realizadas demonstram que, nas mulheres, há um septo fibroso fino, com projeção perpendicular, enquanto que, no homem, existe um septo mais grosso, com projeção oblíqua. Estas características histológicas parecem favorecer o sentido de expansão do tecido gorduroso, quando aumentado, em direção à profundidade no homem e, para a superfície, na mulher.
Além disso, o período pré-menstrual tem relação no agravamento do quadro da celulite. Segundo Polden & Mantle, na fase pré-menstrual, comumente ocorre retenção de água e ganho de peso. A retenção de líquido pode ser decorrente de uma falta relativa da progesterona do ovário e maior produção de hormônio antidiurético (HAD) pela glândula pituitária posterior.
Estudo observou que pacientes portadores de celulite têm gordura corporal total ou regional aumentada, e isto tem um papel importante na etiopatogenia. Sabe-se, ainda, que a flacidez da pele agrava ainda alterações no relevo cutâneo, na maioria dos pacientes.
Vários fatores influenciam a lipogênese e contribuem na diminuição ou aumento da espessura adipócita. A glicose plasmática quando em alta concentração, tratando-se de dieta hiperglicídica, estimula a lipogênese, por agir no processo de liberação de insulina, e este hormônio é, provavelmente, o mais importante fator hormonal que afeta a lipogênese, por ativar enzimas glicolíticas e lipogênicas. A fundamentação teórica da redução na ingestão de carboidratos, é que, em resposta a uma diminuição de glicose sanguínea, juntamente com alterações nas concentrações de insulina e glucagon, o metabolismo irá promover a oxidação de ácidos graxos e, consequentemente, redução do seu armazenamento, tendo em vista mobilização no tecido subcutâneo. Assim, o predomínio de carboidratos complexos ou a inserção de fibras alimentares aos carboidratos no planejamento dietético parece ser uma alternativa interessante para evitar o pico glicêmico.
Gorduras
O excesso da ingestão de alimentos fontes de lipídeos é armazenado na forma de triglicerídeos no tecido adiposo, aumentando assim, o depósito no tecido subcutâneo, relacionado à etiopatogenia da lipodistrofia ginóide (celulite).
Bebidas Gaseificadas
O gás das bebidas, o gás carbônico – CO2 transforma-se, quando dissolvido na água, em ácido carbônico. O excesso desta substância na derme e hipoderme provoca a acidificação dos tecidos, cujo pH é, em geral, levemente alcalino. A alteração do PH provoca o endurecimento das fibras proteicas (colágeno e elastina), que perdem sua capacidade de reter líquido, com diminuição da elasticidade da pele e do tecido adiposo, além de induzir alterações de permeabilidade e resistência dos capilares sanguíneos. Contudo, a recomendação seria a ingestão mínima de bebidas gaseificadas.

Estilo de Vida
Há relatos na literatura que uma dieta rica em gorduras e carboidratos ou mesmo o baixo consumo hídrico e excessivo consumo de sal agravam o quadro microcirculatório com aumento da resistência capilar. Açúcares refinados, alimentos gordurosos, chocolate e refrigerantes são alimentos que agravam o quadro metabólico. Recomenda-se ingestão hídrica em torno de 2 litros por dia.
A falta de exercício físico agrava tanto as alterações vasculares quanto as das fibras, ambos os fatores concorrem para a deterioração do tecido conjuntivo, que não consegue mais desempenhar suas funções. Por isso, o exercício físico regular e a alimentação adequada podem ajudar o controle de peso e, consequentemente, o aparecimento de celulite.

Postado por: Christiana Nastari
Referência:
DAVID, R. B.; PAULA, R. F.; SCHNEIDER, A. P. Lipodistrofia ginoide: conceito, etiopatogenia e manejo nutricional. Rev Bras Nutr Clin; 26 (3): 202-6, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário