sexta-feira, 31 de agosto de 2012

YOGA NO CONTROLE DE STRESS




Stress é a combinação de sensações físicas, mentais e emocionais que resultam de variados estímulos de preocupações, medos, ansiedades,pressões psicológicas e fadiga física e/ou mental, que irão exigir uma adaptação e/ou produção de tensão.  O termo stress foi utilizado para descrever os fenômenos de tensão-angústia e desconforto tão característicos atualmente,também pode ser descritos como trabalho excessivo.

Um certo nível de stress é normal para ajudar o indivíduo a enfrentar os desafios da vida; porém níveis elevados de stress causam inúmeras reações desagradáveis ao homem. Os sintomas do stress variam de pessoa para pessoa.

Existem dois tipos de stress: o bom (positivo) e o ruim (negativo).

O stress bom parece motivar e inspirar, ajudando o indivíduo a tomar decisões rápidas; o stress ruim pode ser agudo (muito intenso, mas que desaparece rapidamente) ou crônico (não tão intenso, mas que perdura por períodos de tempo prolongados). da angustia mental causando depressão e introversão. As causas originárias do stress são inúmeras, podendo algumas serem  mais relevantes ou não, dependendo da forma  em que o indivíduo reage aos fatores estressores; apesar da matriz emocional ser biológica, a emoção é biográfica, ou seja, cada pessoa tem a sua,diferente das outras. Com isto, cada um reage de forma menos ou mais intensa que a outra. A idiossincrasia é uma variável de peso nas reações dos agentes stressores.

Os sintomas do stress são variados e diferem de acordo com as fases que se encontram, se for mantido a longo prazo, o corpo passará por três fases:
• fase de alarme  ( grande intensidade com pouca duração),          
• fase de resistência (as funções orgânicas devem retornar ao normal à medida que o corpo se ajusta),
• fase da exaustão (pouca intensidade e longa duração, doenças perniciosas se instalam,podendo levar à morte),

As doenças começam a surgir, porém ainda não são tão graves quanto na fase da exaustão.

CONSEQUÊNCIAS DO STRESS
SINAIS E SINTOMAS-FÍSICO
                                                                                        
 Cefaléia / dores musculares devido a tensão muscular /má digestão / gastrite e úlceras / redução do apetite / anorexia e bulimia /maior débito urinário / taquicardia / aumento da pressão arterial /diarréia e distúrbios intestinais /dores articulares / tensionamento da mandíbula /sudorese / vasoconstrição periférica / dormência e “formigamento” devido à má circulação sanguínea/ problemas respiratórios / hiperventilação / desequilíbrio hormonal (maior produção dos hormônios catabólicos,as catecolaminas) / manifestações dermatológicas (alergias, psoríase e herpes ) /  tensionamento da musculatura do ouvido,provocando zumbidos /  labirintite / fadiga crônica / dificuldades sexuais / redução da imunidade biológica, diminuindo a resistência a infecções e desencadeando doenças latentes como diabete, hipertensão e obesidade.

MENTAL/EMOCIONAL

 Perda ou redução da capacidade de concentração /  sensação de isolamento / depressão / desespero / ansiedade / distemias / pensamentos negativos / sentimentos de frustração e hostilidade / distúrbios de comportamento compulsivo / comportamento / repetitivo / variações de humor (tristeza X alegria ) /agressividade / ira / redução da memória / confusão e misturas de pensamentos e idéias / medos e fobias infundadas / insegurança / apatia /alta ansiedade / síndrome do pânico / idéias fixas de perseguição, de desânimo e preocupações excessivas /  queda da auto-estima.

ATIVIDADE FISICA

Vários estudos relacionados com o stress e atividade física demonstram que o exercício  regular está relacionado com uma boa Atividade física saúde mental. Entretanto existem outros fatores que contribuem para a obtenção da saúde mental-emocional.

BENEFÍCIOS PSICOLÓGICOS DECORRENTES DA ATIVIDADE FÍSICA

* MELHORAM                                                                                    
* DIMINUEM

- o rendimento intelectual
- o absenteísmo no trabalho
- a confiança / a segurança
- a agressividade e a raiva
- a personalidade
- a depressão
- a estabilidade emocional
- a ansiedade
- a memória / a percepção 
- as confusões mentais
- a auto-estima / o bem-estar                      
- as fobias
- o humor / a satisfação sexual                   
- as tensões emocionais
- a independência emociona


O YOGA

Yoga, filosofia milenar proveniente da Índia. Existem mais de 25 tipos ou modalidades de Yoga, sendo cada uma delas responsável por uma função.
Através da avaliação do nível e da sintomatologia do stress e é que podemos adequar a atividade física complementada com o Yoga; ,melhora o equilíbrio emocional, na redução da excitabilidade ou apatia psicofísica, na melhora da assertividade e afetividade, no autocontrole da ansiedade e redução dos sintomas físicos e emocionais do stress.

No entanto, as causas do stress podem continuar a existirem; logo é necessário modificar a biografia emocional também, através da atitude assertiva de modificar a situação estressante, a melhora da capacidade de enfrentamento da situação, modificação da percepção através de uma visão mais positiva e confiante e mudanças dos hábitos e comportamentos.

Baptista, M.R; Dantas, E.H.M. Yoga no controle de stress. Fitness & Performance Journal, v.1, n.1, p.12-20, 2002.
Postado por: Geisiane e Sandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário