quinta-feira, 30 de agosto de 2012

EXERCÍCIOS E ALIMENTOS QUE AJUDAM A EVITAR A FADIGA




 A fadiga é descrita desde a Bíblia, relacionando-o a sofrimento por causas físicas (trabalho excessivo) ou mentais (sentimento de culpa). É um conceito que tem incomodado os profissionais da área da saúde. Tem sido incluída como variável em diversos estudos, provavelmente pela sua alta prevalência nas mais diversas populações e pelo prejuízo que causa à qualidade de vida. Porém, nem sempre a causa da fadiga é clara.

 Mesmo não havendo um consenso quanto ao conceito de fadiga, grande parte dos pesquisadores concorda que é um fenômeno subjetivo,multicausal, cuja gênese e expressão envolvem aspectos físicos, cognitivos e emocionais.

A Organização Mundial da Saúde informa que esta e muitas outras patologias poderiam ser evitadas ,se fossem adotados hábitos alimentares saudáveis.

Alimentos com propriedades funcionais são os mais indicados para prevenir a fadiga, entre eles destacam-se os alimentos ricos em taninos (maçã, uva, caju); isoflavonas (soja); os ômegas -3 e 6 ( linhaça, salmão, óleos vegetais ); betacarotenos (abóbora, mamão,manga,cenoura), zeaxantinas (milho), sulfetos alilícos (alho e cebola), licopeno (tomate, goiaba vermelha e melância)  e também as fibras presentes em cereais  como aveia , granola e farelos.

As atividades físicas mais indicadas são as que promovem sensação de prazer, alguns estudos constataram que, para evitar a fadiga, as atividades aeróbicas - como corrida, caminhada, bicicleta e dança - são muito eficazes.

É importante ressaltar que para obter maiores esclarecimentos sobre os sintomas descritos é necessário o diagnóstico de um profissional capacitado.

Referências: MOTA, Dalete C.F.; et al.Fadiga: uma análise do conceito. Acta Paul Enferm. 2005;18(3):285-93.


Postado por: Geisiane e Sandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário