terça-feira, 28 de agosto de 2012

O CONSUMO ALCOÓLICO E O GANHO DE PESO





A fabricação e o consumo de bebidas alcoólicas constituem uma tradição presente na cultura de todos os povos. De forma ritual ou social, o álcool é apreciado em função de seu sabor e outros efeitos inebriantes que dele provêm.  Apesar da bebida alcoólica estar geralmente ligada a seus efeitos no sistema nervoso central, deve-se lembrar de que, uma vez que é obtido por meio de um processo natural decorrente da fermentação de alimentos que contêm açúcar, o álcool fornece calorias – 7,1 kcal/g –, podendo, assim, ser considerado um nutriente. 

E já que possui valor energético, ele tem a habilidade de suprimir as necessidades calóricas diárias de um indivíduo e/ou levá-lo ao sobrepeso, dependendo da quantidade, frequência e modo de consumo. Mesmo com o aumento do gasto energético basal nos indivíduos alcoolistas, muitas vezes isso não é suficiente para compensar a grande quantidade de calorias ingeridas. Assim, muitos dependentes de álcool apresentam sobrepeso, obesidade e até circunferência da cintura acima dos padrões esperados.

 Um estudo realizado na área metropolitana de São Paulo verificou que 30,8% da população consome habitualmente algum tipo de bebida alcoólica. A bebida mais consumida é a cerveja, seguida pela cachaça e pelo vinho. Observou-se que 18% das pessoas consomem acima de 16,8 g de etanol, o que representa uma contribuição calórica média de 1,2% da dieta.

O álcool é uma fonte de energia diferente de todas as outras, pois não pode ser estocado no organismo. Como uma substância tóxica, deve ser eliminado imediatamente. Assim, o álcool tem prioridade no metabolismo, alterando outras vias metabólicas, incluindo a oxidação lipídica, o que favorece o estoque de gorduras no organismo, que se depositam preferencialmente na área abdominal.

Para cada grama de etanol metabolizado, são formadas 7,1 kcal/g, uma fonte energética considerável, comparando-se aos carboidratos (4 kcal/g), proteínas (4 kcal/g) e lipídios (9 kcal/g). Trabalho realizado por Clevidence et al. (1995) aponta que nem todas as pessoas aproveitam as calorias do álcool da mesma maneira: as mais magras tendem a não aproveitar suas calorias eficientemente, ao contrário de indivíduos com IMC mais elevado. Ou seja, em obesos as calorias do álcool são mais bem aproveitadas, podendo até contribuir para o ganho de peso.

É importante ressaltar ainda que o álcool é apontado também como estimulador de apetite. Estudos que verificaram o consumo alimentar realizado uma hora após ingestão alcoólica confirmou esse dado.

No Brasil, como na maioria dos países da América Latina, a obesidade tem aumentado significativamente nas duas últimas décadas. Dados do IBGE, (entre 2002 e 2003) revelaram que 40,6% dos adultos brasileiros apresentam sobrepeso e 11%, obesidade, sendo as mulheres a maioria. Diferentes fatores de risco têm sido identificados, dos quais a diminuição da capacidade de oxidar lipídios e as dietas de alta densidade calórica aparecem como fatores de alta importância e são ambos correlacionados com o consumo de álcool.

Assim, tanto a quantidade de álcool consumida como a de alimentos ingeridos, é importante para repercutir no ganho de peso. É relevante também o fato de esse consumo alimentar ser adicionado ou substituído pelo álcool. E, sobretudo, o valor energético dos alimentos adicionados ao consumo alcoólico e o patamar de consumo devem ser observados na relação de ganho de peso.
Não se deve deixar de lembrar que as respostas ao consumo de álcool são diferentes de um indivíduo para o outro e são determinadas por fatores individuais e por possíveis fatores genéticos desconhecidos. Deve-se questionar não somente se as calorias do álcool devem ser contabilizadas, mas também de que maneira elas são aproveitadas pelo organismo. O aumento do consumo alcoólico pode diminuir o ganho de peso, mas também aumenta a sua toxicidade.

 Referência:
 Kachani, Adriana Trejger ;et al. O impacto do consumo alcoólico no ganho de     peso. Rev. psiquiatr. clín. v.35 , supl.1 São Paulo,  2008.

Postado por: Geisiane e Sandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário