quarta-feira, 29 de agosto de 2012

OMEGA 3 COMO EFEITO ANTINFLAMATÓRIO DO EXERCÍCIO FÍSICO


O Omega 3 é um ácido graxo polinsaturado encontrado em peixes e óleo de peixes.
Muitos estudos mostram que o consumo de peixes está associado a má diminuição dos coeficientes da morbimortalidade pelas doenças cardiovasculares, devido a fonte de Omega 3 presente, além de apresentar efeitos antitrombóticos, hipolipidêmicos e antinflamatórios.
Por isso esse suplemento vem sendo cada vez mais utilizado pela população e também por atletas, principalmente pelo seu efeito antinflamatório.
Um estudo apresentado por Garófolo e Petrilli (2006), confirmam que o aumento de  Omega 3 favorece a síntese de eicosanoides da série impar, que apresenta características antinflamatórias justificando essa hipótese. Em outro estudo feito por Lie (2008), que avaliou a percepção da dor após o exercício físico com suplementação de Omega 3, revelou uma redução na intensidade e frequência da dor muscular tardia, após o uso do suplemento.
Mais ainda é necessário mais estudos comprovando realmente esse beneficio para o atleta, mais uma alternativa saudável para atletas ou até mesmo praticantes de atividade física, seria um aumento do consumo de fontes alimentares, como peixes, por exemplo, pois poderá promover resultados semelhantes ao da suplementação.
                                                                                                                
Referencias: ANDRADE. M.P; et al . Ver. Med.esporte. vol 12; n°6; nov/dez; 2006.
LIE. C.L  et al; Suplementação  de Omega 3 reduzem a dor muscular.
Postado por: Delma de Paula e Emilyn Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário