quinta-feira, 16 de agosto de 2012

SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS



O uso de suplementos nutricionais deu-se inicio na antiguidade por atletas gregos para preparação de competições, afim de vencer jogos olímpicos. Desde estão vem a preocupação em melhorar o desempenho esportivo, ou melhorar a estética por meio de alterações dietéticas.
Nos esportes vários recursos ergogênicos tem sido usados afim de obter maior eficiência física nas competições. O esteroide anabolizante foi um deles,usado por muitos atletas sem qualquer preocupação, hoje é considerado doping (substâncias que oferecem risco a saúde) pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e passaram constituir problema ético no esporte. Seu uso foi proibido devido a gravidade de seus efeitos colaterais, colocando a saúde e a vida em risco, assim começou a busca por suplementos nutricionais.
No Brasil a ANVISA defini-os como “Alimentos que servem para complementar com vitaminas e minerais a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requer suplementação. Não substituindo os alimentos, nem serem considerados como dieta exclusiva”.
O planejamento alimentar para o atleta deve basear-se nos objetivos, preferências dietéticas e na fase do treinamento. Esses indivíduos podem necessitar receber nutrientes não só por meio da alimentação, mas também por meio da ingestão de suplementos nutricionais, devido a altíssimas demandas energéticas a que são submetidos. Completando a alimentação diária com calorias e nutrientes rapidamente perdidos e oxidados num treino/competição.
Pessoas fisicamente ativas, que não são atletas, devem somente consumir suplementos em situações especiais sob prescrição de profissionais competentes: médicos e nutricionistas da área esportiva.
GOSTON; TOULSON; CORREIA. Suplementos Nutricionais: Histórico, classificação, legislação e uso em ambiente esportivo. Rev. Nutrição em Pauta, 2009.

Postado por:  Delma de Paula e Emilyn Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário