quarta-feira, 22 de agosto de 2012

UMA PITADA DE SAÚDE






 Depois de tantos estudos que comprovam os benefícios que os temperos e as especiarias têm trazidos para a saúde, está na hora de colocá-los a sua mesa.

Existe uma variedade deles,que podem ser aceitos por qualquer paladar. Além de oferecerem um toque especial nas preparações, alguns são capazes de evitar resfriados e outros possuem efeitos comprovados na prevenção do câncer. Há ainda os que possuem ação anti-inflamatória, antioxidante e contra doenças crônicos degenerativas e diuréticos.

São de baixo teor calórico, pode ser uma boa alternativa para quem tem baixa ingestão de legumes e verduras, apesar de não substituir esses alimentos.

São relativamente baratos, o que permite o acesso a todas as classes, e ainda de forma geral possibilita o menor uso do sal, evitando assim a hipertensão arterial doença causada pelo consumo excessivo do mesmo.

Conheça então, alguns temperos e especiarias e os seus benefícios:

Alho contra intoxicação
 Possui ação antibacteriana, digestiva e melhora da pressão arterial. Uma pesquisa da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, revela que um de seus compostos, o sulfureto de dialilo, combate a Campylobacter, uma bactéria que contamina alimentos, causando febre e diarreia, por mais estranho que pareça, o benefício viria até ao limpar os utensílios com o tempero. E, se consumido cru, algumas de suas enzimas eliminam as toxinas do organismo.

Orégano para próstata
A erva de origem do Mediterrâneo possui uma substância que ajuda a prevenir tumores nessa glândula.  Confirmam os cientistas da Universidade de Long Island, nos Estados Unidos. Não se sabe ao certo como, mas uma de suas substâncias, o carvacrol, induz o suicídio das células comprometidas pelo câncer na próstata.

Alecrim e a canela para diabético
Um estudo realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo testou o efeito do extrato do alecrim em animais com diabetes. Os compostos fenólicos do alecrim combatem os radicais livres e reduzem o risco de complicações ligadas à doença, como estresse oxidativo das células e várias inflamações. O alecrim ainda inibe a multiplicação do vírus da gripe.
Já a canela é estimulante, digestiva, antiespasmódica, usada no tratamento de febre, gripes e resfriados e no controle dos níveis de açúcar do sangue.

Açafrão previne no câncer de fígado
Especialistas da Universidade dos Emirados Árabes Unidos depois de muita pesquisa classificaram o tempero como um aliado na luta contra o câncer de fígado. Já que funciona como um quimioterápico leve e inibe a proliferação das células cancerosas, o condimento também é antioxidante pela capacidade protetora do DNA e pela prevenção do envelhecimento precoce

Curry para as defesas
A curcumina, um dos componentes desse pó p, dá uma força ao sistema imunológico. Aumenta os níveis de uma proteína que protege contra bactérias e vírus.O curry deixa as defesas mais do que operantes e nos livra de infecções, principalmente as gastrointestinais.

Salsa para a circulação sanguínea.
 já um estudo feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro aponta que a  salsinha auxilia na prevenção da trombose, ou seja, ela inibe a formação de coágulos. Possuei propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, esse tempero aumenta o calibre dos vasos. O condimento também evita o aparecimento de alguns tipos de câncer, como o de pulmão.

Pimenta anti-inflamatória e termogênica
A pimenta-do-reino,  há muito utilizada na medicina oriental, revelou-se como uma nova arma contra a obesidade. Uma  pesquisa publicada na revista científica ACS Journal of Agricultural and Food Chemistry, o benefício se deve à piperina, substância capaz de reduz a atividade dos genes formadores de células de gordura. Já as pimentas de forma geral  é capaz de reduzir o colesterol, tem propriedade anti-inflamatória, melhora a circulação sanguínea e a má digestão, além de ser um potente antioxidante, combatendo os radicais livres.

Gengibre antiflatulento
Pesquisas científicas comprovam que o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias, sendo considerado uma ótima solução para dores. As propriedades terapêuticas do gengibre são resultado da ação de várias substâncias (citral, borneol, zingerona, entre outras),também melhora enjôos e náuseas, digestivo e antiflatulento. Seu chá é utilizado no combate à enxaqueca.

Agora que você já conhece os benefícios que os temperos e as especiarias oferecem, que tal por uma pitada de saúde no seu prato.

Postado por: Geisiane Peliçon

Fontes: http://www.dietacerta.com.br/noticias/8-125-especiarias-do-bem.html ;último acesso em 22/08/2012 ás 20:56
http://saude.abril.com.br/edicoes/0353/nutricao/7-temperos-previnem-doencas-697599.shtml; último acesso em 22/08/2012 ás 20:58
http://www.bemdesaude.com/content/propriedades_terapeuticas_do_gengibre.html; último acesso em 22/08/2012 ás 21:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário