quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SEU CORPO EM 30 MINUTOS DE CORRIDA


Nos primeiros segundos:
·                Seus músculos começam a utilizar a degradação do fosfato de creatina (CP) para formar a adenosina trifosfato (ATP) um composto proveniente dos alimentos, responsável pela contração muscular.
·                E aquela explosão de força extraordinária?  É o ATP quando libera energia e se converte em outra molécula, o difosfato de adenosina (ADP). Depois do pico de gás inicial, as células dos músculos transformam o ADP de volta em ATP.
A partir de 30 segundos:

·                Para liberar mais ATP, as células quebram glicogênio, um agrupamento de moléculas de glicose estocado nos músculos. As células também extraem glicose diretamente do sangue, e essa é uma das razões pelas quais o exercício ajuda a diminuir os níveis de açúcar na composição sanguínea.



·                Seu corpo utiliza mais glicose para produzir ATP e começa a formação de lactato pelos músculos, sinalizando ao cérebro que você está sob stress físico.

Nos minutos seguintes:

·                 Seu coração bate mais rápido e manda sangue para os músculos além de desviá-lo de funções não tão necessárias no momento, como a digestão.
·                Para continuar a produzir ATP, as células musculares precisam de oxigênio. Por isso, a sua respiração passa a ser mais importante.
·                Ao correr, o bumbum, as pernas e os músculos que estabilizam o tronco e pélvis ajudam a mantê-la em pé, a controlar a marcha e a estender as articulações do quadril para que seus pés sejam empurrados do chão.
·                Você começa a incinerar calorias, corredores queimam 100 calorias a cadê 1,6 km, mas isso depende da idade, peso e do preparo físico.
·                Toda essa queima de glicogênio e oxigênio aumenta a temperatura do corpo. Para resfriá-lo, seu sistema circulatório desvia o fluxo sanguíneo para a pele, dando a você uma aparência corada e saudável. Suas glândulas sudoríparas começam a liberar umidade para evitar que o corpo superaqueça.

Em 10 minutos:

·                Se estiver em forma, seus músculos e suas reservas de ATP são amplos. Assim, seu corpo pode transportar oxigênio de forma eficiente, além de queimar gordura e glicose. Você se sente forte.
·                SE você está sem correr a tempos, sua provisão de ATP não acompanha a demanda. Você não consegue respirar ou transportar o oxigênio ao músculo rapidamente, e o lactato começa a inundar seu corpo. Cada minuto se torna mais difícil.

Depois de 30 minutos:

·                Acabou. Quando você diminui a velocidade das passadas a demanda de energia cai e sua frequência respiratória retorna gradualmente ao normal.
·                Há chances de você se sentir energizada. Seu cérebro disparou uma carga de dopamina, hormônio que influencia na melhora do humor. O efeito do exercício pode ser tão bom que consegue até diminuir aquela vontade louca de devorar uma barra de chocolate. (Não se preocupe de comer um pedaço, a corrida já abriu espaço no estoque de glicogênio e essas calorias extras têm menos propensão de virar gordura, mas não significa que pode enfiar o pé na jaca).

Postado por: Christiana Nastari
Referência:
Revista Womens Health, jun. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário