quinta-feira, 20 de setembro de 2012

DICAS PARA QUEM SE ALIMENTA FORA DE CASA




As maiorias das pessoas que trabalham fora não têm a oportunidade de comer a comida caseira saudável nutritiva. Alguns até não dispensam a sagrada “marmitinha” muitos outros não possuem essa opção, já que alguns locais de trabalho não oferecem um local apropriado para fazer as refeições.

O jeito então é comer fora, o que muitas vezes acaba levando a uma alimentação desregrada, o excesso de peso e até algumas intoxicações alimentares. Para que você não corra esses riscos vamos dar algumas dicas básicas mas, que podem trazer grandes benefícios.

1 Não fique sem tomar café
Tomar o café da manhã é uma necessidade natural do organismo para repor sua energia essencial.  Sair de casa correndo e de estômago vazio, faz com que o cérebro e os músculos fiquem sem 'combustível' devido à baixa presença de glicose no sangue, que é normal ao acordar. Logo  a sensação de cansaço e a falta de concentração são inevitáveis, e o rendimento cai. Se estiver atrasado coma barra de cereais ou beba um iogurte.

2 Passe longe das máquinas de guloseimas
Lotadas de salgadinhos e refrigerantes, ricas fontes de gorduras saturadas e colesterol, essas vitrines de fast-food são um perigo para a saúde. Se não conseguir resistir,opte por aqueles mais saudáveis.

3 Faça uma pausa
As pausas durante o expediente devem ser estratégicas, de preferência no meio do período da manhã e da tarde. Elas ajudam a relaxar o corpo e a mente, deixando as pessoas mais dispostas a retomar as atividades.

4 Proteja-se de  uma intoxicação 
 Especialistas recomendam evitar ao máximo comer fora de casa doces cremosos, maionese, salpicão e preparações à base de frios e laticínios.
Esses  alimentos precisam de cuidados específicos  e são os campeões na lista dos que provocam intoxicações.

5 Prefira restaurantes 'self-service'
Nesses locais, há muito mais variedade, o que permite montar facilmente um prato balanceado e conforme o gosto de cada um. Só não vá encher o prato de alimentos hipercalóricos ( torresmo,massas, carnes gordas), nem de frituras. Escolha opções mais saudáveis.

6 Escolher  bem a sobremesa 
A vontade de comer doce depois  de almoçar está longe de ser proibido e até ajuda a acalmar os ânimos. Para evitar quilinhos extras, vá de salada de frutas ou opções de doces light.

7 Chegue antes para o almoço
Se você já conhece o local e sabe que vai encher chegue antes.Principalmente em locais com sistema self-service, o ambiente é mais agradável, limpo e organizado e a comida ainda não ficou tanto tempo exposta ao tempo e ao manuseio das pessoas.

8 Faça um arco-íris no seu prato
Ninguém precisa ir almoçar com uma lista de todos os alimentos e suas respectivas calorias para garantir um almoço saudável. Basta escolher uma opção de cada grupo dos seguintes nutrientes: carboidratos (arroz, massa, batata, mandioca, pão, torrada), leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, soja), proteínas (carnes, leite e deriva-dos, ovos), vitaminas, minerais e fibras (folhas, legumes e frutas). Se há dúvida, siga o básico: salada, arroz, feijão, carne magra e uma fruta. Além de favorecer a silhueta, este cuidado com a alimentação evita aquela sensação de moleza e formação de gases provocadas pelos alimentos pesados e que podem atrapalhar o andamento do trabalho até o final do dia. Imagine, por exemplo, como seria uma reunião com o chefe depois daquela caprichada feijoada...

9 Coma folhas e vegetais crus 
Algumas pessoas, por mais confiança que tenha no local onde faz as refeições, evita alguns itens com medo da falta de higiene durante o preparo. Mas, é um mal necessário, quem se alimenta todos os dias fora de casa precisa 'correr esse risco'. Afinal, saladas, verduras e legumes crus possuem nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Escolha ambientes de sua total confiança e converse sempre com seu médico, peça para solicitar exames se achar necessário.

10 Avalie bem o local
A comida pode até ser boa e o local agradável, mas preste atenção aos detalhes: verifique o estado dos utensílios , observe se não há insetos e restos de alimentos nas mesas e no chão, e  fique de olho até os funcionários, mesmo que o restaurante tenha sido inspecionado pela vigilância sanitária.

11 Jamais fique sem almoçar
Uma alimentação saudável, capaz de oferecer os nutrientes básicos, requer no mínimo três refeições diárias, Por isso, o almoço é fundamental, mesmo se a sua conversa com a diretoria ou com os colegas de trabalho ultrapasse o horário de almoço e só termine depois das três da tarde. Neste caso, o correto é almoçar normalmente, mas optar por um jantar mais leve, de preferência sem alimentos ricos em gordura que retardam a digestão e podem até afetar a qualidade do sono. De preferência  uma saladinha, uma sopa e uma carne grelhada.

12  Não deixe o 'trabalho' do prato 
Não almoce na mesa de trabalho, faça dessa hora um momento “sagrado”, coma devagar, mastigue bem os alimentos, deguste o que está no seu prato e se aquela reunião de negócios no restaurante for inevitável, não vá se dedicar ao ponto de esquecer da comida.

13 No 'fast-food', opte pelo mais saudável 
A epidemia de obesidade no mundo deixou as pessoas mais conscientes da importância de não substituir uma refeição balanceada por sanduíches gordurosos. Algumas empresas na Itália, por exemplo, costumam até fechar as portas na hora do almoço para evitar perturbações nesse momento. Mas se algum dia precisar lanchar, há opções mais benéficas do que um super-hambúrguer com ovo e bacon. Evite maionese e carnes fritas imersas em óleo. Prefira os lanches magros, feitos com pão francês, queijo branco, peito de peru, alface e tomate.

14 Escolha locais variados para almoçar
Só o arroz e o feijão feitos em casa nunca enjoam. Por mais gostoso que seja o cardápio de um restaurante, os temperos usados no preparo das refeições, em pouco tempo, acabam criando uma certa resistência no paladar. Quando não há muita opção, recorra ao serviço delivery ou à popular marmita em alguns dias da semana.

15 Drible o estresse e 'vire a mesa' 
Os hábitos alimentares refletem  na maneira de encarar os desafios no trabalho e até em outros aspectos da vida. Se o estresse faz parte do seu dia-a-dia, certamente você o levará para o prato e o resultado não será nada bom. Organize a agenda, estabelecendo metas e prioridades, tente cumprir as obrigações profissionais de forma prazerosa e com antecedência e coloque a saúde em primeiro lugar. Com essas pequenas mudanças, longe de perder o emprego, você será, na verdade, um forte candidato a receber uma promoção.

Referencias: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-Acesso em 20/09/12

Postado por: Geisiane Peliçon

Nenhum comentário:

Postar um comentário