segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PREJUÍZOS Á SAUDE CAUSADOS PELO REFRIGERANTE






O refrigerante é um assunto sempre muito discutido entre nutricionistas e profissionais ligados a saúde. Todo mundo diz que faz, mal, engorda e ainda dão outras utilidades para eles (desentupir a pia da cozinha esta entre elas), mas até onde é verdade?

Há muitos estudos que descrevem uma relação entre o consumo de refrigerantes e problemas de saúde, há também estudos em que foi demonstrado que há relação entre bebidas e obesidade.

O refrigerante tem como ingredientes o açúcar (nos diet e light, adoçante), água gaseificada que é uma mistura de água e gás carbônico (CO2)., extrato de noz de cola ou suco (de laranja ou limão) ou extrato vegetal de guaraná, cafeína, e pelo menos sete aditivos químicos, que  podem ser conferidos na parte posterior da embalagem.

Em 350 mililitros de refrigerante há em média 39 gramas de açúcar branco. A dose diária de açúcar recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de 50 a 75 gramas. Ou seja, o valor diário de açúcar branco é facilmente ultrapassável porque muitos alimentos têm açúcar escondido, o que leva a um consumo alto que pode provocar infecções, cáries, osteoporose, baixa imunidade, diabetes, etc.

Estas bebidas têm um elevado teor de carbonato, isto leva a um amolecimento a longo prazo das estruturas ósseas e, portanto, podem causar problemas de ossos, tais como a artrose, a osteoporose e a artrite.

As plantas noz de cola e guaraná, contém substâncias que podem ser consideradas estimulantes do sistema nervoso central. Aditivos químicos, entre outros, que são usados sob regulamentações técnicas que determinam níveis de segurança para todas essas substâncias, sem, no entanto estabelecerem um consumo individual seguro do refrigerante.

Então já que está ciente que em estudos foram comprovados os malefícios do refrigerante, por que não dar lugar aos sucos, água de coco e até mesmo a água?

Sucos de frutas, são recomendados porque ofertam inúmeras vitaminas, minerais e antioxidantes para o bom funcionamento do organismo, o que ajuda
a evitar doenças relacionadas à má nutrição.

A água de coco, porque tem pouca gordura e calorias, nenhum colesterol e um equilíbrio natural de sódio, potássio, cálcio e magnésio, é uma bebida eletrolítica saudável.

 A água potável está envolvida em todas as funções das células, órgãos e sistemas; nenhuma substância é mais abundante no corpo do que ela (70 % das substâncias corporais são compostas de água).

Uma boa dica é praticar esportes ocasionalmente para desintoxicar seu corpo.

Referencias: http://novotempo.com- acesso em 24/09/2012
http://www.saudedicas.com.br- acesso em 24/09/2012
Postado por: Geisiane e Sandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário