sábado, 3 de novembro de 2012

Abstinência da cafeína






Talvez você já tenha  percebido que toda vez que você ingere o café tem uma terrível azia, mas  se deixar de tomar, sofre dores de cabeça. Sabe o que isso significa isso?
 O alcaloide do café, do chá, da Coca-Cola e do chocolate, consegue gerar o vício.

Por isso , quando se reduz a quantidade de cafeína ou, de repente, para de ingerir totalmente, podem aparecer os sintomas de abstinência, tais como dores de cabeça, depressão, irritabilidade, dificuldade de concentração e fadiga.

As mulheres que desejam engravidar devem ter cuidado com o seu consumo, uma vez que, de acordo com vários estudos, mais do que um par de copos de bebidas com cafeína por dia, pode vir a causar abortos e problemas de fertilidade. Inclusive o consumo em longo prazo de cafeína pode agravar a doença fibrocística da mama e a síndrome pré-menstrual.

Quem sofre com úlceras, azia, incontinência urinária, com dificuldade para dormir, ansiedade ou que sofrem de nervosismo, devem reduzir o consumo de bebidas com cafeína para evitar agravar sua condição.

Especialistas acreditam que o limite de cafeína que se pode tomar em um dia para não passar de um consumo moderado a um abusivo é de 300 miligramas.


 Algumas recomendações que podem ajudar

Se houver a necessidade da redução da cafeína ou até mesmo cortar totalmente a ingestão, não faça de uma vez. Vá diminuindo aos poucos até conseguir se adaptar.

Coma algumas bolachas em vez de tomar um café expresso. Não pense que a queda de energia é unicamente devido à falta de cafeína, mas também pode ser uma baixa de açúcar no sangue. Por isso, recomenda-se que em vez de encher-se de cafeína, deve-se comer alguma coisa, pão, uma laranja ou um punhado de passas, de modo que o nível do açúcar suba e não se sinta cansada ou letárgica.

 A redução da quantidade de cafeína pode ser difícil, já que muitas pessoas querem um estimulante para suportar as tarefas diárias. Portanto, recomendamos uma caminhada de 20 minutos por dia para obter esse impulso que ajuda você a seguir adiante.

Reserve a cafeína para quando seja realmente necessário. Se conseguir reduzir apenas uma xícara de café, você pode reservar esta para quando você mais precisar de um estímulo (por exemplo, ao acordar).

Faça uso dos produtos descafeínados, diminua a coca-cola e os chocolates e mande esse vício embora!

Referencias: http://www.saudedicas.com.br
Postado por: Geisiane Peliçon

Nenhum comentário:

Postar um comentário