Além de delicioso, o mel é um alimento benéfico para a saúde. Rico em glicídios, vitaminas, sais minerais e oligoelementos, esse néctar das abelhas é mais do que uma fonte de energia. Enquanto o açúcar refinado favorece o acúmulo de gorduras, o mel ajuda na digestão e na eliminação de toxinas. Ele ainda conta com propriedades antibacterianas, antifungicidas, cicatrizantes, expectorantes e antiinflamatórias.
Começar a adoçar seus alimentos é uma maneira de levar a vida de forma mais leve. O mel é uma fonte de energia saudável que é digerida mais facilmente do que açúcar. A frutose e a sacarose, os dois principais tipos de açucares presentes no alimento, são facilmente assimilados pelo corpo.
O mel tem ainda um papel excelente no equilíbrio da flora intestinal. Ele melhora o crescimento e a atividade das bifidobactérias e dos lactobacilos, bactérias importantes para a nossa saúde. Também inibe o crescimento de bactérias como Staphylococcus aureus e Candida albicans e outras bactérias associadas à diarreia e à desinteria.
Quem gosta de cuidar da pele terá no mel um poderoso produto de beleza. Seu uso remonta à antiguidade, quando gregos e romanos o misturavam ao leite para tonificar a pele em banhos. Além de hidratar a pele e as fibras capilares, ele protege contra o envelhecimento precoce, regenera as células superficiais, limpa e nutre. Além disso, estudos mostram que a aplicação tópica de mel acelera a cicatrização de machucados e queimaduras. Agora você já sabe que a vida pode ser mais doce e mais saudável com mel. Mas vá com cuidado porque, em excesso, pode desequilibrar a balança. Uma colher se sopa de mel tem 62 calorias.
Postado por: Rodrigo Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário