A hidratação é muito importante para a prática de atividade física, como também para saúde já que nosso corpo é composto de 70% de água.
Durante uma atividade física perdemos muito líquido e os fatores que impulsionam para uma maior perda são: a temperatura do ambiente, a vestimenta pesada utilizada em determinados esportes (como o judô), a intensidade do exercício. E tudo isso pode resultar em desidratação. Os sintomas da desidratação são: fadiga, cãibras, taquicardia, hipoglicemia, tonturas, náuseas e hiponatremia (baixa taxa de sódio no corpo).
Não há segredos para a hidratação, pode ser feita somente com água, mas é importante que seja feita antes, durante e depois da atividade física. É indicado as seguintes quantidades:
- Antes: Tomar de 400 a 600ml de água no mínimo 2hs antes do exercício;
- Durante: Se o exercício girar em torno de 1h ou mais, tomar 150 a 300ml, a cada 20 ou 30 min;
- Depois: Beba o suficiente para satisfazer a sede.
Apesar da água ser o mais recomendado, há mitos sobre bebidas e seu desempenho na hidratação que devem ser revistos. Segue as bebidas que também hidratam, independente de seus componentes:
- Bebidas com gás podem ser usadas na hidratação, o gás não interfere;
- Bebidas com adoçantes não calóricos e edulcorantes também hidratam;
- Bebidas com cafeína;
- E bebidas com açúcar.
Não esqueça Hidrate, mantenha um bom desempenho na atividade física.
Postado por: Mariana Formiga
Referências:
IHS - Instituto Hidratação e Saúde - Portugal
MOREIRA C. A. M.; GOMES A. C. V. Hidratação durante o exercício: a sede é suficiente? Rev. Bras. Med. Esporte - Vol. 12, nº 6 - Nov/Dez, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário