quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Valor Nutricional dos Cogumelos Comestíveis


           
            Os cogumelos são alimentos muito apreciados desde a idade antiga por se acreditar em seu elevado valor nutritivo e em seu potencial medicinal, além de ser classificado como uma especiaria nobre em pratos culinários. São conhecidas aproximadamente 2000 espécies comestíveis e cerca de 25 delas são cultivadas comercialmente. Dentre essas, as espécies mais cultivadas e consumidas no Brasil são o champignon, o Shiitake e o shimeji ou hiratake.
           O consumo de cogumelos está aumentando na cultura ocidental, envolvendo um grande número de espécies além do popular “champignon”, por isso é importante conhecer seu valor nutricional!
           Os carboidratos são os principais constituintes dos cogumelos, apresentando um teor médio de 63%, seguido pelas proteínas, que apresentam média de 23%. Outro fator importante é o baixo teor de lipídeos, em que a média para as três espécies citadas ficou em torno de 5%.
         O teor de fibra alimentar para os cogumelos é alto, apresentando média de 34%. O ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C, obteve média 7 mg para cada 100 g de cogumelo, enquanto o valor encontrado para o fósforo foi de 104 mg.

Nutriente / Tipo de cogumelo
Champignon
Shiitake
Shimeji
Carboidrato (%)
54
70
66
Proteína (%)
29
19
22
Lipideo (%)
5
4
4
Fibra (%)
20
42
40
Ácido ascórbico (mg)
6,3
7,2
6,5
Fósforo (mg)
113,3
89,4
109,7

         Os cogumelos champignon, shiitake e shimeji são alimentos com excelente valor nutritivo, pois apresentam alto teor de proteínas e fibras alimentares, além de conterem baixo teor de lipídeos. Há uma considerável quantidade de fósforo e os valores encontrados para ácido ascórbico não são expressivos para considerá-los fonte dessa vitamina.

Postado por: Luana Caldarelli

Referência:

FURLARI, R.P.; GODOY,H. T. Valor nutricional de cogumelos comestíveis. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, v. 27, n. 1, p. 154 – 157, jan./mar. 2007.

Um comentário: