Quando sentimos dificuldades em perder aqueles quilos a mais, muitas vezes surge a frase: " ...mas meu metabolismo é lento... ".
Isso não pode se tornar uma desculpa, já que o metabolismo é ativado pelo estilo de vida, ele reage aos estímulos gerados pelos nosso hábitos e não o contrário.
Mas o que é metabolismo? É o conjunto de reações fisiológicas que controlam nosso estoque de energia.
A maior responsável pela aceleração é a prática de atividade física. Mas também é influenciado por uma dieta balanceada e uma boa qualidade do sono.Pular as principais refeições, ficar sem tomar o café da manhã ou sem jantar ao contrário dos que muito pensam não emagrece e sim torna o metabolismo mais lento. O corpo vê essa ação como um alerta e começa a guardar energia, em forma de gordura, pois não sabe quando será a próxima refeição. Quando a pessoa volta a se alimentar o corpo está programado a estocar e não a gastar as calorias.
Alimente -se sempre entre as refeições, faça lanches saudáveis. Manter essa rotina alimentar fará seu metabolismo acelerar.
O consumo dos alimentos chamados termogênicos também é recomendado, pois eles aumentam a temperatura corporal resultando em aumento do gasto calórico. Entre esse alimentos o mais recomendado é a proteína, mas a dieta não pode ser exclusiva, deve conter outros alimentos para balanceá - la. Também estão nesse grupo a pimenta e o chá verde.
Mas atenção: se a alimentação estiver errada, com um consumo calórico muito alto, somente acelerar o metabolismo não será garantia de perda de peso.
Postado por: Mariana Formiga
Referências:
HAUSER C. et al. Estratégias para o emagrecimento. Rev. Bras. de Cineantropometria e Desempenho Humano. vol. 6. nº 1. p. 72-81. 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário