quarta-feira, 13 de março de 2013

A influência da mídia na alimentação infantil


Sabendo que a formação dos hábitos alimentares inicia - se na infância e com o aumento da exposição ao conteúdo da TV, as industrias alimentícias aproveitam para expor seus produtos através de propagandas com atrativos promocionais e embalagens chamativas, muito utilizado também para a venda de brinquedos. 

A criança se identifica com o produto, ela não tem limite entre o real e o imaginário, pra eles não está claro que é um comercial mas sim uma fantasia. 

Esses alimentos normalmente tem um alto valor calórico e baixo valor nutricional, e podem levar ao aparecimento de problemas de saúde como a obesidade, hipertensão e Diabetes. Entre os alimentos mais anunciados estão: salgadinhos, bolachas recheadas, refrigerantes, lanches fast food.

Os pais podem ajudar na melhora dos hábitos alimentares dos filhos, e proporcionar - lhes uma vida mais saudável. Segue algumas dicas:


  • Incentivar a prática de atividades físicas;
  • Dar preferência a preparos de alimentos naturais;
  • Aumentar a compra de frutas, verduras e legumes em substituição aos doces, bolachas e refrigerantes;
  • Realizar sempre que possível a refeição com os filhos;
  • Dar o exemplo, manter pra si uma alimentação e hábitos de vida saudáveis.
A responsabilidade da formação dessas crianças é tanto dos pais, que são o primeiro exemplo a ser seguido pelos filhos, quanto do mundo exterior, nesse caso bombardeando com má influência através desses comerciais.

Proporcionando uma vida saudável na infância é que formaremos um adulto com boa saúde !



Postado por: Mariana Formiga


Referências:

CRIVELARO L. P. et al. A publicidade na TV e sua influência na obesidade infantil. UNIrevista - vol. 1, nº 3. 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário