quinta-feira, 14 de março de 2013

Chá verde como alimento funcional




Alimentos funcionais são aqueles que, além das qualidades nutricionais, contêm substâncias que ajudam na diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas, por isso são considerados promotores de saúde, devido a seus componentes ativos, podendo influenciar na qualidade e expectativa de vida das pessoas.


O chá verde produzido a partir das folhas da planta Camellia sinensis (C. sinensis) é, depois da água, a bebida não alcoólica mais consumida no mundo. Durante séculos, o chá tem sido considerado pelos orientais como uma bebida saudável, sendo utilizado na China há aproximadamente 3.000 anos.

Os estudos em populações asiáticas demonstram que o consumo diário do chá verde pode estar associado à diminuição dos riscos para doenças cardiovasculares. A medicina chinesa tradicional recomenda o consumo do chá, pois o considera uma bebida benéfica à saúde, devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-hipertensivas, antidiabéticas e antimutagênicas.

Na área da pesquisa com alimentos funcionais, o chá verde tem sido amplamente investigado devido ao seu conteúdo específico de flavonóides, que lhe confere inúmeras propriedades terapêuticas.

A prevenção de câncer promovida pelo chá verde é atribuída aos flavonóides e às catequinas, que têm a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores. Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, já que os estudos associam o consumo diário deste chá a uma diminuição dos níveis sanguíneos de LDL, que é a fração ruim do colesterol, e à melhora das condições das artérias.

Postado por: Barbara Correia Pires

Referência: Senger A.E.V, Schwanke C.H.A., Gottlieb M.G.V. – Chá verde (Camellia sinensis) e suas propriedades funcionais nas doenças crônicas não transmissíveis - Scientia Medica (Porto Alegre) 2010; volume 20, número 4, p. 292-300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário