sexta-feira, 22 de março de 2013

Alimentos funcionais, o que são?




Alimentos funcionais são definidos como qualquer substância ou componente de um alimento que proporciona benefícios para a saúde, inclusive a prevenção e o tratamento de doenças.

Alguns parâmetros devem ser levados em conta em relação aos alimentos funcionais. Eles devem exercer um efeito metabólico ou fisiológico que contribua para a saúde física e para a redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas. Nesse sentido, devem fazer parte da alimentação do dia-a-dia e proporcionar efeitos positivos, mas levando em conta à quantidade consumida para que não haja toxicidade e que não se destinem a tratar ou curar doenças, pois o seu papel esta ligado à redução do risco de contrair doenças.

Os alimentos funcionais fazem parte de uma nova concepção de alimento lançada pelo Japão na década de 80 através de um programa de governo que tinha como objetivo desenvolver alimentos saudáveis para uma população que envelhecia e apresentava uma grande expectativa de vida.

Alguns exemplos de alimentos funcionais reconhecidos cientificamente são: o alho, o vinho, a aveia, a soja, a linhaça, o tomate, alguns tipos de chás, entre muitos outros.

Em geral, os probióticos, prebióticos, fitoesteróis, antioxidantes e as fibras são alimentos funcionais e podem atuar evitando a absorção da gordura e do colesterol, são bons para o intestino e beneficiam a saúde em geral.

Postado por: Barbara Correia Pires
Referências: Anjo D.F.C. - Alimentos funcionais em angiologia e cirurgia vascular – J. Vasc. Br.Vol. 3, Nº2, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário