O gengibre é um tubérculo com propriedades medicinais, utilizado há milênios como remédio. Aromático e picante é muito apreciado na culinária oriental.
É fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio, e contem substâncias antioxidantes, que previnem câncer e o envelhecimento.
Atua como antisséptico e anti inflamatório, com ação descongestionante em doenças das vias respiratórias e da garganta, como tosses, gripes e resfriados. Têm também uma importante atuação no aumento da produção de secreção gástrica, facilitando assim a digestão, e no controle de sintomas como náuseas, vômitos e enjoos.
Auxilia no emagrecimento: por ser um alimento termogênico aumenta a temperatura do corpo e com isso acelera o metabolismo e a queima de gordura.
Alem de todas essas propriedades, a tradição oriental acredita que o aroma do gengibre seja afrodisíaco. Seu óleo pode ser utilizado para massagear o corpo, provocando calor.
Procure sempre um nutricionista para orientação, já que todo alimento utilizado como medicamento pode provocar uma reação adversa.
Postado por: Mariana Formiga
Referências:
MACHADO C. C.; BARBOSA R. G. Tratamento alternativo para úlcera péptica com extrato aquoso de gengibre (Zingiber officinale). Investigações, vol. 7, nº 1-3 (UNIFRAN). 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário