quarta-feira, 27 de março de 2013

Índice de Massa Corporal x Porcentagem de Gordura Corporal


           
Atualmente existem diversos indicadores para avaliação do estado nutricional, como Índice de massa corporal (IMC), porcentagem de gordura total (%G), dobras cutâneas e circunferências.
            O IMC é um dos procedimentos mais usados para avaliação do excesso de peso e obesidade em estudos epidemiológicos, porém para a avaliação individual é importante que esse método seja associado a outros, pois existem alguns fatores que podem mascará-lo. Para calcular esse índice é necessário aferir as medidas de peso e estatura do individuo.
            Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), além da massa corporal e da estatura, devem ser medidos a circunferência da cintura (CC) e circunferência do quadril (CQ), pois o aumento da deposição de gordura abdominal pode indicar um fator de risco para algumas doenças.
            A relação entre IMC e %G é influenciada por fatores fisiológicos, como:
  • Massa magra (músculo) pesa mais que gordura, ou seja, existe a possibilidade de pessoas serem classificadas com IMC de sobrepeso e obesidade, enquanto elas possuem grande quantidade de massa magra e uma %G baixa;
  • Os homens possuem maior quantidade de massa magra comparado às mulheres;
  • Conforme a idade avança, é natural ocorrer aumento da gordura corporal, diminuição da massa livre de gordura, diminuição da taxa metabólica de repouso, massa muscular esquelética e massa óssea.
            Uma coisa bastante comum de se observar é a excessiva preocupação das pessoas com a balança, porém o peso não é um bom indicador quando isolado. O aumento de peso pode ser justificado tanto pela quantidade de gordura, quanto pela quantidade de músculo, além de outros fatores como edema e inchaço, que também fazem diferença. Portanto, não se baseie em apenas uma medida para classificar todo o seu estado nutricional! A melhor maneira de saber se você está saudável é procurar um profissional especializado, que irá avaliar toda a sua composição corporal antes de dar o diagnostico.

Postado por: Luana Caldarelli

Referência:
GROSSI, T.; LIMA, L. R. A.; KARASIAK, F. C. Relação entre gordura corporal e indicadores antropométricos em adultos frequentadores de academia. Rev. Motricidade, Portugal, v. 6, n. 2, p. 35-45. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário