terça-feira, 26 de março de 2013

Alimentos Transgênicos: futuro ou prejuízo da alimentação



Em 1984 surgiram os primeiros alimentos transgênicos, mas o que são esses alimentos? São alimentos modificados geneticamente, permitindo que essas espécies apresentem maior resistência a determinadas pragas, haja alterações nas composições dos nutrientes e proporciona um aumento na produção. Essa maior quantidade de alimentos torna-se teoricamente a alternativa para um grande número de pessoas que têm pouco o que comer. Seria, portanto o fim da fome?

Esse assunto esta sendo amplamente discutido e não há ainda uma opinião formada no meio científico. A produção desses alimentos envolve aspectos econômicos, científicos, éticos e legais que devem ser amplamente discutidos, para que a população também tenha esse conhecimento.

Levantaremos a seguir as supostas vantagens e desvantagens na produção dos alimentos transgênicos:

VANTAGENS

- Aumenta o tempo de vida do produto na prateleira;

- Ganho no balanceamento de nutrientes;

- Possibilidade de modificações dos alimentos sem altos custos;

- Vacinação através dos alimentos.


DESVANTAGENS

- Organismos modificados têm mais chances de ser alergênicos;

- Efeitos tóxicos pelo desenvolvimento de substâncias indesejáveis;

- Aparecimento de novos vírus;

- Produção de novas pragas.


Em alguns países do mundo já há a produção de soja, milho, canola, batata e algodão modificados geneticamente. No Brasil há a Lei da Biossegurança (2005), que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam OGM ( Organismos Geneticamente Modificados).

A conclusão é a de que o campo da Genética ainda esta bastante limitado em relação aos alimentos transgênicos, e isso limita o grau de segurança da utilização desses alimentos.


Postado por: Mariana Formiga


Referências:

ALBANO M. R. C. et al. Alimentos Transgênicos: aspectos econômicos, científicos, éticos, legais e emocionais. Nutrição em pauta. 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário