quinta-feira, 28 de março de 2013

Anemia ferropriva: o que é e como evita-la.




A anemia é definida pela Organização Mundial da Saúde como um estado em que a concentração de hemoglobina do sangue é anormalmente baixa em consequência da carência de um ou mais nutrientes essenciais, qualquer que seja a origem dessa carência. Já a anemia por deficiência de ferro resulta de longo período de balanço negativo entre a quantidade de ferro biologicamente disponível e a necessidade orgânica desse mineral.

A anemia por deficiência de ferro é a mais comum das carências nutricionais, com maior prevalência em mulheres e crianças, principalmente nos países em desenvolvimento.
Considerada um sério problema de Saúde Pública, a anemia pode causar cansaço, fraqueza generalizada, sono, incapacidade de praticar exercícios, tontura, sensação de desmaio, palidez cutânea e das mucosas, dificuldade em concentração, lapsos da memória, dor de cabeça, unhas fracas e quebradiças, pele seca, dor nas pernas, inchaço nos tornozelos, queda de cabelo, falta de apetite.

Ela pode ser causada pela alimentação pobre em ferro, perdas sanguíneas ou devido a pouca absorção de ferro pelo organismo e é facilmente diagnosticada através dum hemograma específico para analisar a ferritina.

Alguns alimentos como fígado, peixes, fígado, vísceras, vegetais (principalmente os verde escuros), cereais, leguminosas, raízes são fontes de ferro, esses alimentos se ingeridos com outros que sejam fonte de vitamina C ajudam na absorção do ferro pelo organismo.


Postado por: Barbara Correia pires

Referências: Jordão R.E.; Bernardi J.L.D.; Filho A.A.B. - Prevalência de anemia ferropriva no Brasil: uma revisão sistemática, Rev Paul Pediatr 2009;27(1):90-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário