terça-feira, 9 de abril de 2013

Soja na alimentação

Cultivada por milênios pelos povos asiáticos, há cerca de um século virou alvo de estudos no Ocidente. 

Devido à qualidade e quantidade de suas proteínas é considerada entre os vegetais um excelente substituto dos alimentos de origem animal, além disso tem um baixo custo, e possui gorduras insaturadas benéfica ao organismo.

Além de ser uma leguminosa fonte rica em proteína foi descoberto funções importantes para prevenção e cura de várias doenças.

O potencial terapêutico da soja na prevenção das doenças do coração já é reconhecido. O consumo diário de 25g de proteína de soja pode prevenir os riscos das doenças cardiovasculares ao reduzir os níveis de colesterol.

A soja é um alimento funcional e as principais substâncias medicinais são: 

- Isoflavonas: possui compostos classificados como fitoestrógenos, atuam na prevenção do câncer de mama e próstata, protege o coração, atua contra a osteoporose e auxilia na redução dos sintomas da menopausa;

- Fibras: bom funcionamento do intestino e diminuição do colesterol;

- Ácido fítico: melhora o aproveitamento de ferro, cálcio, zinco e magnésio;

- Saponinas: auxiliam na absorção do cálcio.

 A quantidade diária indicada é de 60g e pode ser consumida em grãos, tofu (queijo de soja), soja texturizada, missô, farinha e coalhada.

Acrescentar soja em sua dieta é sinônimo de saúde!


Postado por: Mariana Formiga


Referências:

MORAIS A. A. C.; SILVA A. L. Valor nutritivo e funcional da soja. Rev. Bras. de Nutr. Clinica, 15(2): 306-15, abr-jun, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário