terça-feira, 13 de agosto de 2013

Fatores que auxiliam no ganho da massa muscular

A hipertrofia muscular é um aumento no volume e do tamanho das células que compõem os músculos. Este aumento pode ser alcançado por qualquer indivíduo através da prática de exercícios de resistência, embora alguns tenham mais dificuldades do que outros.


O ganho de massa muscular ocorre com o treinamento de força, sendo que, para bons resultados, algumas variáveis devem ser consideradas: volume, intensidade, duração, intervalos, velocidade e frequência e este aumento (hipertrofia), observa-se melhora da condição  física, aumento da performance esportiva, da potência ou resistência muscular.

Para este ganho muscular, uma alimentação balanceada com: carboidratos, lipídios, proteínas (aminoácidos), vitaminas e minerais é muito importante. Em alguns casos deve-se realizar algum tipo de suplementação alimentar, sob orientação de um especialista.

Na ânsia de ganhar massa muscular, alguns praticantes de musculação não respeitam o tempo de intervalo entre as séries e entre as sessões e treinam excessivamente os mesmos segmentos musculares, sem dar tempo para a recuperação dos músculos, prejudicando o resultado do treinamento.

A intensidade  é, provavelmente, a variável mais importante do treinamento de força,  limita –se  aos valores do volume, de modo que o número de repetições totais , sobretudo, de  repetições por séries está inversamente relacionado à intensidade.   

Alguns cuidados devem ser observados para um melhor resultado quanto ao
uso do treinamento de força para o ganho de massa muscular, dentre estes elas está a importância da alimentação balanceada para obter a hipertrofia muscular e a recuperação do treinamento respeitando as necessidades individuais, que irão contribuir para a melhor recuperação e satisfação dos praticantes de musculação.

Postado por: Ingrid M. Souto e Nivalda Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário