quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Os benefícios do vinho á saúde

O vinho é uma bebida que traz muitos benefícios à saúde humana.

Antigamente, era utilizado para fins medicinais e, atualmente, inúmeros estudos tem sido feitos, para maior aproveitamento de suas propriedades.

A partir destes estudos, identificou-se que o consumo moderado de vinho está relacionado com a prevenção das doenças cardiovasculares, vários tipos de câncer e até as doenças hepáticas e senilidade.

Os compostos aos quais foram atribuídas as possíveis ações terapêuticas do vinho são conhecidos como compostos fenólicos. Dentre estes compostos, vale destacar o resveratrol, que foi apontado em estudos científicos recentes como o principal fator de proteção à saúde encontrado em vinhos.

O resveratrol é uma substância natural que está presente em mais de 70 espécies vegetais, fazendo parte de um conjunto de compostos denominados fitoalexinas. A quantidade presente em vinhos tintos é maior que em vinhos brancos e rosados e, quando consumido regularmente durante as refeições, aumenta o HDL (colesterol bom),diminuindo com isso o LDL (colesterol ruim) no sangue.

Outras substâncias encontradas no vinho tinto também atuam como antioxidantes, como as catequinas, o ácido gálico, a malvidina, o ácido cafeico,
a miricetina, a quercitina e o ácido sinápico.

Entre os minerais presentes no vinho, destacam-se: o potássio, o cobre, o zinco, o flúor, o magnésio, o alumínio, o iodo, o boro e o silício que, mesmo em quantidades pequenas, são indispensáveis para que o organismo execute bem todas suas funções.

Por exemplo, o magnésio atua como fixador do cálcio: o potássio é fundamental no equilíbrio dos eletrólitos, que mantêm os tecidos hidratados; o cobre auxilia na formação das células sanguíneas; o zinco é cicatrizante e o flúor protege os dentes. Além destes constituintes, o vinho também contém algumas vitaminas, como a biotina, o ácido pantotênico, a niacina, a tiamina e o ácido ascórbico.

Pesquisas demonstram que o suco de uva tinta pode trazer os mesmos benefícios à saúde, por conter, também, compostos fenólicos, que são os antioxidantes aos quais se atribui os bons efeitos do vinho sobre o coração.

Como qualquer bebida alcoólica, o vinho pode causar danos à saúde quando ingerido além dos limites.

Postado por: Ingrid M. de Souto e Nivalda Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário