quinta-feira, 14 de novembro de 2013

14/11- Dia mundial do Diabetes

Hoje é o dia mundial do diabetes, esta é uma doença crônica que requer cuidado contínuo, educação permanente e suporte para prevenção de complicações. Existem três tipos de diabetes estas são: “Diabetes tipo 1 em que o sistema imunológico atinge o pâncreas, destruindo as células responsáveis pela produção do hormônio insulina, Diabetes tipo 2 responsável por 90% dos casos de diabetes, esse tipo está associado ao ganho de peso. Frequente em pessoas com mais de 40 anos, acontece porque o acúmulo de gordura abdominal dificulta a ação da insulina e Diabetes Gestacional, ocorre no período da gravidez por conta dos hormônios produzidos pela placenta. Após o parto a maioria dos casos se reverte”.



Existem alguns fatores de risco para desenvolver o diabetes como: obesidade e sobrepeso, pressão arterial elevada, sedentarismo, alimentação inadequada, acumulo de gordura abdominal e alterações dos níveis de glicose.

A maioria das pessoas não apresentam sintomas, por isso pessoas com fatores de risco devem estar realizando os exames para avaliar se apresentam o diabetes.

Quando os níveis de glicose estão muito elevados pode acontecer vontade frequente de urinar, sede e fome em excesso fadiga, alterações na visão, mudanças de humor, náuseas e vômitos, fraqueza, perda de peso, dores nas pernas, infecções repetidas na pele, machucados que demoram a cicatrizar, formigamento ou sensação de dormência, principalmente nos pés.
Para prevenir a doença o primeiro passo é saber se há a presença de fatores de riscos e com isso modificar, como aumento de peso, sedentarismo e dieta desequilibrada.
Comece a ter uma vida mais saudável e praticar exercícios físicos regularmente, tornar sua alimentação mais equilibrada e saudável e estudos comprovam que a redução de 5% do peso corporal associada à pratica de 150 minutos de atividade física por semana reduzem a ocorrência de diabetes em 58% nas pessoas com alto risco.
Para tratamento adequado do diabetes procure um profissional da saúde qualificado.


Postado por: Débora Marques Marquetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário