sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Baixe o colesterol comendo (parte 2)





Para conseguir baixar o colesterol através da alimentação, inclua alimentos ricos em flavonoides no seu dia a dia.

Os flavonoides são antioxidantes, encontrados nos alimentos, principalmente verduras, frutas, (cereja, amora, uva, morango, jabuticaba), grãos, sementes, castanhas, condimentos, ervas e também em bebidas como vinho e chá.

Estudos demonstraram relação inversa entre o consumo de alimentos ricos em flavonóides e a mortalidade por doença arterial coronariana, decorrência de sua ação na inibição da oxidação da LDL e na redução da agregação plaquetária.

Ácido graxo saturado e colesterol em excesso, geram ambiente para o desenvolvimento acelerado da aterosclerose e devem ser ingeridos moderadamente.

Os ácidos graxos insaturados – poli-insaturados e monoinsaturados – são comprovadamente benéficos, mas ainda há grande discussão sobre o estabelecimento de recomendações e suas respectivas proporções. Entre os alimentos ricos em ácidos graxos insaturados, o abacate se destacou por seu eficiente controle e diminuição das dislipidemias.

Cabe ressaltar que o acúmulo de gordura no organismo, sendo a dieta o principal fator, é responsável não só pela aterosclerose, mas também por outras enfermidades como a hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias, e estas, por sua vez, podem favorecer a aterosclerose.

Hábitos alimentares saudáveis são necessários para garantir saúde, longevidade e qualidade de vida.


Postado por: Luciana Boccardo Lins
Referência Bibliográfica


Nenhum comentário:

Postar um comentário