terça-feira, 8 de abril de 2014

Açúcar refinado é um mau hábito alimentar?

Açúcar refinado é um mau hábito alimentar?




 O alimento  antigamente era obtido pela evaporação do caldo de cana,atualmente o açúcar refinado é produzido á partir da garapa, tendo o processo de purificação, cristalização e refinação.
O açúcar é perfeitamente dispensável para o nosso organismo,pois não tem nenhum beneficio como nutrientes ou vitaminas.
O açúcar para ser metabolizado no organismo, exige em seu ciclo metabólico a presença de várias substâncias, como a vitamina B1, cálcio e magnésio, o organismo durante a metabolização "rouba" de si próprio as substâncias.
Por ser um produto morto, totalmente desvitalizado acaba diminuindo a imunidade orgânica, tornando seus consumidores menos resistentes e mais suscetíveis a várias infecções algumas delas a renite, faringites, otites...etc.
A ingestão excessiva, aumenta o diabetes fazendo com que seja rapidamente absorvido pelo organismo,eleva a taxa de glicose no sangue, fazendo com que o pâncreas aumente a produção de seu hormônio, a insulina. Podendo também aumentar a formação cálculos renais, por provocar a supersaturação de oxalato de cálcio na urina. 
O açúcar pode também produzir gases e cólicas, por ser um alimento fermentescível, onde ocorre mais em crianças e idosos. 
Se ingerido em quantidades superiores às metabolizadas para gerar energia, o açúcar será transformado em gordura, tendo o risco de produzir a obesidade. 

Portanto procure sempre uma alimentação saudável!

Postado por: Carolina Barsotti

Referência Bibliográfica:
Livro: Maus hábitos alimentares, esclarecendo suas dúvidas. Escrito por: Paulo Eiró Gonsalves.


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário