quinta-feira, 24 de abril de 2014

Glúten, tirar ou não da alimentação?

Glúten é uma proteína que está presente no trigo, centeio e cevada. Alguns especialistas iniciaram movimentos para provar que a proteína faz mal e está ligada ao aumento de doenças graves, como as cardíacas e Alzheimer, mas a ciência ainda não comprovou que provoque o Alzheimer.
O glúten tem algumas particularidades que desfavorecem, está presente em vários alimentos ricos em carboidratos e com alto índice glicêmico, que acabam elevando a taxa de açúcar no sangue, podendo engordar e aumentar o risco de diabetes, porém essas consequências não são desencadeadas por conta do glúten em si, e sim pelo açúcar do carboidrato. Assim não adianta eliminar a proteína da dieta, e consumir arroz branco e batata.
É verdade o glúten pode ser prejudicial a dieta mas apenas por aqueles que sofrem de doença celíaca, o que acontece é que quando um celíaco acaba consumindo glúten, seu sistema imunológico acaba reconhecendo a proteína como um inimigo e acaba reagindo contra ela, atingindo o intestino delgado e prejudicando a absorção de nutrientes.
Também acontece daquelas pessoas que sofrem de intolerância ao glúten, passando mal quando consomem a proteína, mas acabam não tendo o intestino danificado e não sofrem de doenças crônicas, podendo aparecer em qualquer pessoa em qualquer idade.
Do ponto de vista nutricional, não há nenhum problema em tirar o glúten da dieta, tendo a possibilidade que este hábito melhore a qualidade da alimentação, quando é substituído por opções saudáveis como frutas e legumes.
 
Quem deve ficar longe do glúten?
A pessoa que tiver algum tipo de sensibilidade ao glúten tem que evitar a proteína.
Pessoas adultas podem sofrer intolerância ao glúten?
A doença celíaca é geneticamente determinada e se manifesta ainda criança,podendo aparecer quando adulto, pois a doença já existia, mas sem sintomas aparentes. Já a intolerância pode acontecer em qualquer momento, ainda não se sabe a causa deste fenômeno.
A dieta sem glúten pode ser benéfica a todas as pessoas? 
Para as pessoas com doença celíaca e intolerância é essencial para o seu bem estar, já para as que não sofrem de nenhuma doença acaba sendo desnecessárias, todas as pessoas que não sofrem da intolerância ao glúten consegue digerir pães, massas perfeitamente, o que acaba acontecendo com a retirada do glúten é uma alimentação mais saudável.
O glúten engorda?
O glúten em si não é calórico, mas como acaba fazendo parte de uma serie de alimentos calóricos, quando cortados a proteína da dieta a pessoa consiga emagrecer, mais lembrando que não irá fazer nenhuma diferença se for substituídos por alimentos calóricos.  
Os alimentos que contém glúten viciam?
Segundo especialistas o glúten não causa dependência.
Quando a pessoa pode saber que tem intolerância ao glúten?
Aparece quando as condições já atingiu o intestino e prejudicou a função digestiva, incluindo diarreia crônica, inchaço no abdome, anemia, vômitos, enxaqueca, perda de peso,unhas e cabelos quebradiços. O diagnostico pode ser feito através de exame de sangue que analisa anticorpos associados à condição.

Postado por: Carolina Barsotti
Referencia Bibliográfica:   http://veja.abril.com.br/noticia/saude 

Nenhum comentário:

Postar um comentário