sábado, 26 de abril de 2014

Os benefícios da Natação.


A natação é um dos esportes mais completos e mais acessível a qualquer idade seja bebes, crianças, adolescentes, adultos, grávidas e idosos, podendo tirar vantagens desta modalidade reduzindo impacto para estrutura óssea, a natação pode ser encarada como um esporte para competição, modalidade associada a terapias ou alguma forma de aliviar tensões diárias.
A natação diminui os riscos de doenças cardiovasculares, com as braçadas acabam tornando o coração mais forte, ao mesmo tempo favorecendo a formação de músculos e eliminando a gordura em torno deste órgão vital, assim bombeando mais sangue para todo o corpo. Esta atividade reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.
A natação também fortalece o músculo da parede torácica permitindo a elasticidade dos pulmões, absorvendo uma quantidade maior de oxigênio. 
As articulações são beneficiadas, aumentando o seu tamanho, os músculos resguardam com eficacia os tendões e ligamentos. A natação leva o exercício de todas as articulações onde acaba contribuindo para o alivio das dores resultantes de artroses. Também tem o aumento da autoestima, as pessoas acabam se sentindo mas seguras e independentes. 
Outro aspecto que interessa bastante é o retardo do envelhecimento, tanto físico quanto psicológico, a natação ajuda a queimar calorias e ajuda na definição de silhuetas, aperfeiçoando a coordenação motora e ativando a memória.
A natação acaba sendo um aliado ao estresse, pois existe a concentração de conciliar a respiração aos movimentos. 
Alguns especialistas alegam que a natação concorre para um desenvolvimento de um sistema respiratório mais resistente a doenças e alergias e da musculatura esquelética, por outro lado auxilia o desenvolvimento neuro-motor, psicossocial, cognitivo e cardio respiratório. Acaba tendo mais fome e um sono mais tranquilo. Portanto é fundamental uma boa alimentação:
Os carboidratos devem compor de 55 a 65% da dieta, pois o exercício prolongado reduz os níveis de glicogênio muscular. Atenção a hidratação durante o dia.    
Antes do treino: 
1 a 2 horas antes do treino devem ser prioridades a ingestão de água, carboidratos e evitar o consumo de gorduras, não praticar exercício em jejum, pois pode haver redução da performance. 
Durante o treino:

Atletas de esporte aquático podem ter menor percepção da sensação de sede, portanto devem deixar na borda da piscina uma garrafa com água ou bebida contendo água e carboidrato.
Em treinos ou provas acima de uma hora, deve ser ingerido de 30 a 60g de carboidrato a cada hora para evitar hipoglicemia, depleção de glicogênio e fadiga.
Deve ser utilizada bebida esportiva que contém carboidratos e sódio, por promover maior absorção de água e glicose, melhorar a palatabilidade e repor as perdas pelo suor.

Após o treino:
Em treinos de alta intensidade e acima de uma hora, além de carboidratos, deve ser utilizada proteína para repor o glicogênio muscular e acelerar a recuperação.
Alimentação adequada, individualizada, boa hidratação e descanso são fundamentais para a melhora da performance.
Postado por: Carolina Barsotti
Referência Bibliográfica: ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE NA NATAÇÃO E SEUS
EFEITOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário