segunda-feira, 28 de abril de 2014

Aditivos alimentares o que são e o que pode causar?


O que é um aditivo?
Aditivo alimentar é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento. 
Os aditivos podem ser classificados em diretos, quando são adicionados ao alimento com um propósito 
específico. Muitos deles são identificados no rótulo dos produtos. Os aditivos indiretos, normalmente, 
convertem-se em parte do alimento, mesmo em quantidades insignificantes.
Além da preocupação com as características sensoriais do alimento produzido, a indústria alimentícia visa à produção de alimentos estáveis e seguros para o consumidor, que tenham uma longa vida de prateleira. Uma das técnicas utilizadas, como já citado, é a adição de conservantes em seu processo de beneficiamento.
São usados em vários produtos como frutas desidratadas, vinhos, sucos industrializados, bebidas carbonatadas, que contenham suco de fruta, biscoitos, geleias e mostarda, hortaliças desidratadas (com exceção da cebola e do alho), frutas e legumes frescos, licores, produtos cárneos como salsichas, peixes e linguiças.
Importante ressaltar que as reações causadas são caracterizadas como intolerâncias, e não como alergias. A intolerância alimentar pode ter sintomas semelhantes aos de uma alergia (incluindo diarreia, náusea e dor abdominal), mas o sistema imunológico não é envolvido nas reações que ocorrem da mesma maneira. A intolerância alimentar ocorre quando o organismo não consegue digerir adequadamente um alimento ou um dos seus componentes.
As reações adversas aos conservantes, corantes e aditivos alimentares são raras, mas não devem ser 
menosprezadas. O corante artificial tartrazina, sulfitos e glutamato monossódico são relatados como causadores de reações. Na espécie humana os sulfitos podem provocar anafilaxia, urticária, angioedema, hipotensão náusea, irritação gástrica local, dores de cabeça, distúrbio do comportamento, erupções cutâneas, diarreia e crise asmática em indivíduos asmáticos sensíveis a sulfitos. A maioria das reações de 
intolerância adota a forma de ataques asmáticos e urticária.
Os dados de intolerância a aditivos alimentares no Brasil são escassos e carecem de metodologia 
rigorosa. 

Postado por: Carolina Barsotti
Referencias bibliográficas: http://www.unicamp.br/nepa/arquivo_san/volume_13_6_2011/2-Favero-et-al-Sulfitos_13-06-2011.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário