sexta-feira, 9 de maio de 2014

Atividade física melhora o aprendizado de crianças.


HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS E NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA 

A competência motora é fundamental para o envolvimento em atividades ativas. Crianças pouco competentes não se envolvem em atividades de alta intensidade, correndo maiores riscos de doenças associadas ao sedentarismo. A competência motora pode ser um importante meio para diminuir a obesidade, uma vez que ela está associada a altos níveis de atividade física que, por sua vez, estão
relacionados a maior dispêndio de energia e menor massa corporal. Diversos estudos investigaram a relação entre essas duas variáveis para crianças de diversas idades e a maioria dos estudos verificou que as crianças mais competentes realmente eram as mais ativas.
Alguns autores aprofundam estas investigações e analisam essas relações referentes ao sexo. 
Os autores encontraram associações significativas, fracas e positivas entre competência motora e níveis de atividade física ao longo do dia somente para meninos. Para as meninas, os autores não encontraram 
associações significativas. Esses resultados são contraditórios na literatura, embora em crianças mais velhas (9 a 12 anos) encontraram associações positivas, significativas e fracas para ambos os sexos.
Os resultados reportados pelos estudos evidenciam a importância do desenvolvimento das habilidades motoras para elevar os níveis de atividade física de crianças nas diferentes faixas-etárias. Tantos estudos que investigaram os níveis de atividade física na vida diária quanto os que investigaram em aulas de educação 
física reportam resultados semelhantes. Assim, ressalta-se a importância da competência motora para a manutenção de um estilo de vida ativo.

HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS E ESTADO NUTRICIONAL 
 
Crianças obesas muitas vezes são excluídas de práticas ativas ou recebem papéis secundários nas tarefas, uma vez que o excesso de peso tem sido associado a menor habilidade motora. Crianças com excesso de peso são mais expostas a exclusões sociais de modo geral e também das práticas motoras, podendo 
resultar em diferenças de competência motora em relação a crianças de peso normal. Embora este seja um consenso entre pesquisadores, estudos que analisaram essas duas variáveis associadas divergem a respeito dessa relação. Ao analisarem crianças  de 9 a 11 anos verificaram que meninos e meninas com excesso de peso eram em geral menos competentes motoramente do que crianças com peso normal. Do mesmo modo,  ao investigarem criança na mesma faixa etária reportaram que crianças com sobrepeso eram menos competentes em habilidades de locomoção. No entanto, não verificaram diferenças em grupos com diferentes estados nutricionais na competência motora e em habilidades que envolvem o controle de objeto.
Outras pesquisas que analisaram as associações entre as duas variáveis também encontram resultados contraditórios, reportam associações fracas, significativas e positivas entre as habilidades motoras fundamentais e o índice de massa corporal  crianças de 9 a 12 anos. Entretanto, analisaram crianças de 6 a 8 anos e verificaram associação negativa e significativa entre o percentual de gordura corporal e a 
competência motora tanto para meninos quanto para meninas, não encontraram associações significativas entre o índice de massa corporal e as habilidades motoras de crianças de 3 a 5 anos, que também não encontraram diferenças na competência motora em relação ao índice de massa corporal para crianças de 4 a 7 anos. 

Postado por: Carolina Barsotti
Referencia Bibliográfica: http://revista.ulbrajp.edu.br/ojs/index.php/actabrasileira/article/viewFile/2187/657

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