segunda-feira, 5 de maio de 2014

Lipídios de frutos secos e sementes.


A pratica de hábitos alimentares saudáveis desempenha uma ação preponderante  na prevenção e controle da morbilidade e mortalidade. O consumo excessivo de gordura poderá estar na origem de diversas doenças crônicas, sendo por este motivo fundamental uma escolha acertada do tipo e quantidade de gorduras consumida. Desde os tempos mais remotos que os frutos secos e a sementes oleaginosas são considerados alimentos saudáveis, com elevado valor energéticos e ricos em ácidos gordos insaturados (AG).
Foi comparado o teor de gordura total e perfil de AG de sete tipos de frutos secos (amendoim torrado, amendoim com sal, caju, pistache com sal, amêndoa sem casca crua, castanha do Brasil e nozes) e cinco tipos de sementes oleaginosas (abóbora, linhaça dourada, linhaça castanha, girassol e sésamo).
O ácido linoleico (W6) é o principal AG encontrado no girassol e nas nozes. As sementes de sésamo,de abóbora e o amendoim torrado apresentam quantidades similares de ácido oleico (W9) e de ácido linoleico (W6). Nas sementes de linhaça castanha e dourada, o AG majoritário foi o ácido alfa- linolênico (W3). O caju, amêndoa, amendoim com sal e o pistache, tem um perfil de ácido graxos (AG) muito semelhante, sendo o ácido oleico.
Em relação a quantidade de ácidos gordos saturados e monoinsaturados, o teor mais elevado foi observado pelos frutos secos.
 A conclusão que temos do seguinte estudo é que os frutos secos e as sementes oleaginosas analisadas são boas fontes de AG insaturados que estão relacionados com vários benefícios para a saúde. Em Portugal, as doenças do aparelho circulatório continuam a ser a principal causa de morte. Portanto, incluir estes alimentos num plano alimentar saudável e equilibrado pode contribuir para a prevenção de várias doenças crônicas.
Postado por: Carolina Barsotti
Referencias bibliográficas:  http://repositorio.insa.pt/bitstream/10400.18/2249/1/observacoes_8_2014_artigo4.pdf
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário