terça-feira, 27 de maio de 2014

Porque o tomate é importante para o nosso corpo!

O tomate é de longe, a fonte mais rica em licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer.

O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser encontrada também em menores quantidades, na melancia, goiaba, morango e mamão. Quanto mais vermelho for o tomate, mas rico em antioxidante ele será. Por ser um carotenóide, o licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do licopeno no organismo. Por isso, para tornar a preparação mais saudável acrescente um fio de azeite extra-virgem processado a frio. 
Quando aquecido o efeito é bem melhor, pois o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos.
É importante falar que o processo de industrialização do tomate, para elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas escolha sempre os que tem menos teores de caloria e sódio. 
Além de todos esses benefícios do licopeno, os tomates também são fonte de vitamina C e de Potássio, mineral importante para o controle da pressão arterial nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.
Rico em vitamina A onde tem ação antioxidante responsável pelo combate aos radicais livres, que aceleram o envelhecimento. A vitamina C ela promove hidroxilação do colágeno, proteína fibrilar que proporciona resistência aos ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos, além de ser ótimo oxidante.
Sódio e o magnésio que ajudam em algumas funções do organismo, como a contração muscular.
Cálcio que participa da formação e manutenção dos ossos e na coagulação sanguínea.
Vitamina B9 para a função metabólicas.
Potássio que faz o balanço e a distribuição da água no organismo.
Como em qualquer alimento, antes de comprarmos temos que verificar a qualidade do fruto. Apesar de ser utilizado em diversos pratos e estar presente nas feiras o ano todo, a melhor época de comprar o fruto fresco e com sabor mas concentrado é entre os meses de Janeiro e Maio. Outro fator que as pessoas devem ficar atentas é com a lavagem para tirar resíduos de agrotóxico, utilizado na plantação deste alimento.

Postado por: Carolina Barsotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário